Revitalização da Afonso Pena terá investimentos de R$ 24,8 milhões

Com investimento de R$ 24,8 milhões as obras de revitalização da Avenida Afonso Pena estão previstas para começar nesta terça-feira (14). Essa é a estimativa da ordem de serviço assinada pelo prefeito Fuad Noman na manhã desta nesta segunda-feira (13), com expectativa de conclusão das intervenções para o segundo semestre de 2024. As obras fazem parte do programa de requalificação do hipercentro da capital, o Centro de Todo Mundo, e vão abranger 4,94 quilômetros de um dos principais corredores de veículos da cidade.
Para atender a meta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de requalificar a mobilidade da avenida Afonso Pena, o projeto prevê a implantação de faixas para o transporte coletivo e ciclovia com adequação de geometria, além de fresagem e recapeamento de asfalto, sinalizações vertical e horizontal, mobiliário urbano e paisagismo, incluindo sistema de irrigação. Os trabalhos serão fiscalizados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e, durante a assinatura da ordem de serviço, foi anunciado que a empresa responsável pelas obras começará a mobilização para montagem de canteiro e outras providências necessárias para o serviço nesta terça-feira.
O prefeito Fuad Noman ressaltou a importância de revitalização da região central da capital. “Nós estamos trabalhando fortemente para que toda essa avenida seja revigorada, para que essa avenida volte a ser o orgulho dos belo-horizontinos. O centro de Belo Horizonte é uma área nobre. Aqui era o ponto de atração de comércio, diversão, cultura, lazer. O tempo foi passando e o centro perdendo um pouco dessa beleza e encantamento. Chegou a hora da gente olhar e dizer: isso aqui é minha cidade, é o lugar onde vivo. Vamos revitalizar esse centro. E é isso que nós vamos fazer”, completou.

Os trechos previstos para receberem intervenções na avenida Afonso Pena são entre rua Curitiba e avenida Bandeirantes; avenida Getúlio Vargas entre rua Gonçalves Dias e avenida Afonso Pena; rua Curitiba entre Afonso Pena e Santos Dumont; rua Cláudio Manoel entre rua Piauí e Afonso Pena e rua Piauí entre avenida Getúlio Vargas e rua Cláudio Manoel. Não será necessária qualquer ação de desapropriação de terreno.
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O superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, explicou que, por ser uma via arterial da cidade, a obra foi pensada para minimizar os transtornos que causados por qualquer tipo de intervenção. “Os trabalhos acontecerão em etapas, começando na região da Praça da Bandeira e descendo para o sentido Praça Sete. A medida que um trecho for inteiramente concluído, daremos início ao próximo, sempre sinalizando adequadamente e orientando os motoristas e pedestres, com o apoio da BHTrans e garantindo o acesso às residências e ao comércio local”, afirmou.
As frentes de trabalho nos trechos serão sempre abertas nas segundas-feiras e concluídas até a sexta-feira da mesma semana, para evitar transtornos na Feira Hippie e outros possíveis eventos na avenida.
Saiba quais são as intervenções previstas para a revitalização da avenida Afonso Pena
- Implantação de faixa exclusiva para ônibus durante todo o dia, entre a rua dos Caetés e avenida Getúlio Vargas, no sentido centro – bairro; e entre a rua Professor Moraes e rua dos Caetés, no sentido bairro – centro
- Faixa preferencial para ônibus durante todo o dia, para o restante do trecho, até a Praça da Bandeira
- Traçado de ciclovia em toda a extensão da Afonso Pena, no canteiro central, alargando-o e redistribuindo as faixas de rolamento
Estacionamento terá alterações
As áreas de estacionamento de veículos serão readequadas devido à implantação da faixa exclusiva de ônibus. No primeiro trecho da avenida, onde haverá faixa exclusiva, será mantido, onde for possível, apenas estacionamentos para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), idosos, pontos de táxi e veículos oficiais. Para a carga e descarga será proposta alteração nos horários permitidos para operação. As demais vagas serão suprimidas neste trecho para viabilizar a operação da faixa exclusiva de ônibus.
Já no segundo trecho com faixa preferencial para ônibus, não será possível manter as vagas de estacionamento em nenhum local, para a adequação da caixa viária, comportando a faixa preferencial de ônibus e a ciclovia. Neste caso, as vagas de carga e descarga irão funcionar no período noturno.
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