Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (15/11)!

Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (15/11)!
Crédito: Carlos Reinesch

Obras clássicas do Pink Floyd

Nesta quarta-feira (15), às 19h, a banda Pink Floyd Reunion sobe ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec para um espetáculo inédito e audacioso: Pink Floyd Reunion – Live At Pompeii & Dark Side Of The Moon: 50 anos. Depois de aplaudidas temporadas com a obra “The Wall – O Filme”, com todas as sessões lotadas, a banda mineira não podia perder a oportunidade de homenagear outro clássico que está entre os cinco álbuns mais vendidos da história da música. “Não queríamos fazer mais do mesmo, simplesmente executando o disco na íntegra, como muitos tributos já vêm fazendo. Precisávamos criar algo impressionante, para que o público saísse extasiado, assim como aconteceu com The Wall”, explica Marcelo Canaan, líder da PFR. Para isso, segundo Marcelo, resolveram apresentar outra obra clássica: o Live At Pompeii – filme longa-metragem de um show do Pink Floyd que foi gravado sem público nas ruínas da cidade de Pompéia, na Itália. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Cine Theatro Brasil ou pelo site do Eventim.

Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais

A 7ª edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais acontece a partir de quinta-feira (16) e até segunda-feira (20), no Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, dentro da programação do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH), com acesso gratuito. Após a 6ª edição on-line em 2021, o evento retorna ao formato presencial, homenageando o escritor, ilustrador e artista plástico Marcelo Xavier. Será uma oportunidade para enaltecer leitores, escritores, editores e toda a cadeia produtiva da literatura. Participam mais de 30 editoras, entre elas Compor, Dimensão, RHJ Livros, Aletria, Aazza Edições, Grupo Lê, Literíssima Editora e muitas outras. Além de conhecer a nova produção literária e encontrar clássicos da literatura, o salão tem uma característica educativa. A partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, serão distribuídos mais de 10 mil vales-livros na Feira Literária, que poderão ser trocados por diversas obras disponíveis.

Prêmio Zumbi de Cultura

O Prêmio Zumbi de Cultura – Cia Baobá Minas comemora 14 anos de resistência e terá mais uma edição em novembro. O Prêmio é um espaço de troca, reflexão, aquilombamento, articulação e valorização dos nossos fazeres artísticos e culturais.   É fruto da parceria da Cia Baobá Minas (1999) com mestres populares, artistas e grupos culturais. A estatueta é confeccionada pelo artista plástico Jorge dos Anjos e a idealizadora do prêmio é Júnia Bertolino. A premiação será realizada na quinta-feira (16), a partir de 19h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Para a celebração, além dos premiados de cada categoria, a noite terá muita cultura e arte com as atrações da Cia Baobá Minas, do Coletivo Docilaré, da cantora Nath Rodrigues, dos blocos Encantado e Angola Janga. O Prêmio Zumbi de Cultura é entregue aos que se destacaram nos campos das artes, política e da cultura negra, em Minas e no Brasil. Em 2023 a comissão sentiu a necessidade de colocar mais duas categorias, totalizando 21 pessoas premiadas.

Visitas guiadas na AML

A Academia Mineira de Letras (AML) volta a abrir ao público as portas do Palacete Borges da Costa, em Belo Horizonte. Agendadas para quinta-feira (16) e sexta-feira (17), das 14h às 15h, serão duas visitas guiadas com o objetivo de compartilhar informações e histórias sobre o acervo da AML e esta joia da arquitetura mineira, erguida na década de 1920 e tombada em 1988 pelo governo de Minas. Com vagas limitadas (15 por visita), a participação é gratuita com retirada de ingressos pela plataforma Sympla. A AML pretende, com esta ação, difundir a relação entre literatura e patrimônio por meio da experiência de visitação de um espaço que compreende e trabalha a memória e o patrimônio como elementos constitutivos da identidade coletiva e individual dos mineiros. O edifício da Academia Mineira de Letras foi construído, na década de 1920, para ser o consultório e residência do médico carioca, radicado na capital mineira, Eduardo Borges da Costa. Em 1987, o edifício foi passado em comodato para a AML e inteiramente restaurado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas