Mostra exibe comédias clássicas italianas

Os grandes filmes de humor italiano ganham as telas do Cine Humberto Mauro na mostra “Comédias Clássicas Italianas”, que acontece até o próximo domingo (19). A retrospectiva, que traz oito filmes tradicionais do gênero, integra o Festival de Cinema Italiano no Brasil, realizado há quase 20 anos e que em 2023 ocupa 50 cidades de todas as regiões do Brasil. A entrada no Cine Humberto Mauro é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do cinema, a partir de 1 hora antes de cada sessão.
Os filmes selecionados – alguns deles raramente exibidos no Brasil – tratam de temas universais, mas também específicos da Itália no pós-Segunda Guerra, como o crime, o casamento, o trabalho, as diferenças de classes e o passado do país, sempre pela chave do humor e também da retratação de hábitos, costumes e transformações que marcavam a sociedade italiana na segunda metade do século XX.O Festival de Cinema Italiano é iniciativa da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), em colaboração com a Embaixada da Itália, e conta com o apoio do Consulado da Itália em Belo Horizonte. A partir do dia 22 de novembro, a programação desta mostra se estende em uma parceria com outro cinema que integra o Circuito Liberdade, o Centro Cultural Unimed-BH Minas, onde haverá exibições dos filmes contemporâneos que compõem o festival.
A retrospectiva “Comédias Clássicas Italianas” resgata o melhor da produção do país nos anos 1950, 60 e 70, com trabalhos de diretores de peso, como Lina Wertmüller, Mario Monicelli e Alberto Lattuada. A mostra é uma oportunidade para que o público veja e reveja os clássicos atemporais do cinema italiano, descobrindo sua rica herança e influência perene na história do cinema.
A mostra é composta por “Golpe dos Eternos Desconhecidos” (1959), de Nanni Loy; “Esses Nossos Maridos” (1966), de Nostri Mariti, Luigi Filippo D’Amico, Dino Risi e Luigi Zampa; “Brancaleone Nas Cruzadas” (1970), de Mario Monicelli, “Amor à Italiana”(1966), de Steno; “Venha Tomar Café Conosco” (1970), de Alberto Lattuada, Itália; “Mimi, O Metalúrgico (foto), de 1972, de Lina Wertmüller, “Pato Com Laranja” (1975), de Luciano Salce; “Berlinguer I Love You” (1977), de Giuseppe Bertolucci.
Os interessados também podem assistir a uma seleção de filmes – tanto clássicos quanto atuais – que estará disponível on-line através do site do festival.
Ouça a rádio de Minas