Negócios

Saiba o que fazer para enfrentar uma crise de reputação

A transparência na comunicação e a criação de uma cultura de apoio estão entre as principais iniciativas para o enfrentamento de um cenário adverso
Saiba o que fazer para enfrentar uma crise de reputação
70% dos profissionais analisam a reputação de uma marca empregadora antes de aceitar uma proposta | Crédito: Adobe Stock

Além de prejudicar a imagem de uma empresa perante a sociedade, uma crise de reputação também pode gerar impactos negativos nos colaboradores da companhia, tanto direta quanto indiretamente. Para se ter uma ideia, pesquisa realizada pela plataforma de recursos humanos Infojobs, 70% dos profissionais analisam a reputação da marca empregadora antes de aceitar uma proposta de emprego, por exemplo.

O levantamento ainda aponta que 76% dos entrevistados procuram por páginas de opinião pública e redes sociais sobre a organização antes de tentar uma vaga. Para evitar que isso ocorra, algumas estratégias e ações podem ser adotadas por companhias que enfrentam alguma instabilidade neste sentido.

Iniciativas que podem amenizar uma crise de reputação

Segundo a CEO do Infojobs, Ana Paula Prado, o primeiro passo é estabelecer um plano de recuperação de imagem e uma comunicação transparente. Para a especialista, é fundamental que a empresa informe os colaboradores, da maneira mais rápida e transparente possível, sobre a situação que a companhia está enfrentando e o que está sendo feito para superar esse período instável e proteger os empregos a longo prazo.

“Isso ajuda a evitar rumores e incertezas que podem aumentar o estresse dos colaboradores, restaurando a confiança na companhia”, afirma.

Além de manter o trabalhador informado, Ana Paula Prado também lembra que é importante que a empresa providencie canais para que ele possa se comunicar.

O investimento em treinamento de gestão de crise também é uma boa iniciativa para marcas que estão passando por uma crise de reputação. Isso pode ajudar a manter o ambiente de trabalho estável, conforme a executiva.

Outra dica é a criação de uma cultura de apoio mútuo e de resiliência, além de oferecer suporte psicológico a seus colaboradores. “O estresse emocional durante uma crise de imagem da empresa pode ser significativo e os colaboradores precisam se sentir seguros para buscar ajuda”, explica.

Flexibilização do trabalho

A flexibilização do trabalho também é uma das ações que podem contribuir para o enfrentamento de uma crise. Ana Paula Prado lembra que os trabalhadores também podem enfrentar desafios pessoais inesperados em momentos como este, e que a oferta de horas de trabalho mais flexíveis, opções de operação remota e licenças temporárias podem ajudá-los a lidarem com suas preocupações que fogem à profissão.

Além disso, é importante que a empresa reconheça e aprecie o trabalho de seus funcionários durante a crise reputacional. “Mostrar que você está ciente do esforço do colaborador é essencial para ele se sentir valorizado na empresa. Isso pode ser feito por meio de elogios públicos, prêmios ou até bônus”, ressalta.

Ana Paula Prado também lembra que é fundamental que, após a crise, a companhia conduza uma avaliação aberta e honesta sobre como foi feito o gerenciamento dessa situação. “Use as lições aprendidas para melhorar a preparação e a resposta de possíveis conturbações futuras. Isso ajuda a reconstruir a confiança tanto interna quanto externa”, sugere.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas