Negócios

Saiba como garantir segurança e qualidade dos produtos na Black Friday

Selos de conformidade garantem que os produtos passaram por um rigoroso processo de avaliação
Saiba como garantir segurança e qualidade dos produtos na Black Friday
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Parte do calendário dos consumidores brasileiros, a Black Friday, marcada para o dia 24 de novembro, é uma oportunidade para quem procura produtos com preços menores e, para quem quer garantir uma experiência satisfatória além dos descontos, é preciso estar atento à segurança e qualidade dos produtos em promoção.

O alerta é da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), que indica que os consumidores verifiquem a presença de selos de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Organismo de Certificação do Produto (OCP) ao adquirirem produtos ou serviços na Black Friday.

O presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa, explica a função do selo, que é inserido em eletrodomésticos, veículos, equipamentos elétricos, brinquedos, entre outros, como um atestado de segurança, saúde e eficiência energética. “Eles atestam que o item em questão passou por um rigoroso sistema de avaliações e foi aprovado para uso seguro”, comenta.

Avaliação de segurança e qualidade evita experiências ruins na Black Friday

O Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade define mecanismos adaptados às particularidades de cada tipo de produto para fazer avaliações e garantir que eles cheguem com segurança às mãos dos consumidores. Entre os mecanismos estão a certificação, declaração do fornecedor, etiquetagem, inspeção e ensaios. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Quando um produto está em conformidade com todos os requisitos e regulamentações estabelecidas, ele recebe o selo do Inmetro e do OCP, que é obrigatório apenas para produtos que estão sujeitos à certificação compulsória, de acordo com a legislação. 

Segundo Synésio Batista da Costa, é importante verificar a autenticidade do selo por meio da leitura do QR Code presente no documento ou inserindo o número de série no site do Inmetro. “Optando por produtos certificados, o consumidor pode ter a confiança de estar adquirindo produtos que atendem aos rigorosos padrões de segurança e qualidade. Isso, por sua vez, resulta em maior satisfação e evita despesas desnecessárias relacionadas a reparos ou substituições”, afirma o presidente da Abrac.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas