Veja os destaques da agenda cultural desta terça (21/11)!

Rinko Hama e Grigory Alumyan
O último recital da temporada 2023 da série Concertos Gerdau será do duo formado pela pianista japonesa Rinko Hama e o violoncelista russo Grigory Alumyan. Hoje, às 20h30, os artistas apresentarão um programa com obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Sergei Rachmaninov (1873-1943) no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser compradas na bilheteria do teatro ou no site Eventim. A classificação é 10 anos. Nascida em Tóquio, Rinko Hama estudou música no Japão e na Alemanha, com Anatol Ugorski e Sontraud Speidel. Foi agraciada com diversos prêmios internacionais e como solista ou camerista desfruta de excelente reputação, conquistada em apresentações na Europa, Israel, Ásia e África do Sul. Filho de músicos, Grigory Alumyan nasceu em Moscou, estudou na Escola Central e no Conservatório Tschaikowsky e na Escola Superior de Música Karlsruhe, com Martin Ostertag.
Festival de Cinema Italiano
A Sala 1 do Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas exibe sete filmes do 18º Festival de Cinema Italiano, a partir da próxima-quinta-feira e até 29 de novembro. Além da programação, hoje, às 19h, na Sala 1, será exibido o filme “Por um destino insólito”, que terá comentários do gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), Vitor Miranda. As sessões serão gratuitas com retirada de ingressos uma hora antes da sessão. A 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma celebração da rica cinematografia da Itália. A mostra apresenta filmes dirigidos por renomados cineastas italianos da atualidade e películas independentes. A mostra oferece uma ampla e variada programação que leva para o público obras dos mestres da commedia all´italiana, como Mario Monicelli, Dino Risi, Federico Fellini e Lina Wertmüller, e outros diretores que surfaram pelo gênero, como Luigi Comencini, Steno, Elio Petri, Luciano Salce, Giuseppe Bertolucci, Nanni Loy, Luigi Filippo D’Amico, Luigi Zampa, Alberto Lattuada e Pasquale Festa Campanile.
“A projeção das alamedas”
O dia 11 de setembro de 2023 marcou os 50 anos do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende, então presidente eleito pelo povo do Chile. Como parte das atividades destinadas a lembrar a importância da data, o governo de Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com o Instituto Cervantes realizam, hoje e amanhã, o ciclo “A projeção das alamedas (1973-2023)”, no Cine Humberto Mauro. O gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Vitor Miranda, destaca que a mostra tem percorrido grandes cidades em diversos países, justamente por retratar um fenômeno recente da história com ampla repercussão, não apenas na América Latina, mas em todo o mundo. “A mostra acontece ainda sob este cenário dos 50 anos do golpe militar, mas com quatro produções recentes, todas elas lançadas a partir de 2010. Merece destaque a apresentação do documentário ‘Allende, meu avô Allende’, dirigido por Marcia Tambutti, neta do ex-presidente chileno”, conclui Vitor Miranda.
Estação de Ouro Preto
A Estação Ferroviária de Ouro Preto simbolizou o progresso que chegava pelos trilhos na cidade histórica. Embora o trem tenha parado na pandemia, o complexo representa a memória do município e, também, do Brasil. O Estações, da Rede Minas, dedica uma edição para mostrar o local. Com imagens que parecem vindas do passado e um time de especialistas, a atração mostra as curiosidades e os fatos que fazem de lá um lugar especial que resiste ao tempo. O programa vai ao hoje, às 19h. O ano era 1888 quando a locomotiva apitou na então capital de Minas Gerais para, só no ano seguinte, ser oficialmente inaugurada. Dom Pedro II chegou à cidade para lançar o trem que ligaria o Rio de Janeiro a Ouro Preto naquele que foi considerado “um dos últimos atos importantes do imperador”, como conta o jornalista e escritor Angelo Oswaldo. Além dele, as historiadoras Juliana Brandão e Deolinda dos Santos também participam do programa e falam sobre a trajetória da “linha mineira” que representou, por muitos anos, a prosperidade de uma região que ganhou a atenção dos brasileiros, da corte e dos ingleses. O público pode assistir ao programa também, no mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas