Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (22/11)!

Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (22/11)!
Crédito: Eugenio Savio

“Café com Fé”

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG) vai realizar o tradicional “Café com Fé”, que propicia aos participantes um momento de interação e troca de ideias por meio da celebração eucarística. A nova edição será na próxima sexta-feira (24), às 8h, no Centro Esportivo Henrique Bertholino (rua Rosarinha Simões Baeta, 125, São Bento), em Belo Horizonte. As vagas são limitadas. Para participar é necessário confirmar a presença pelos telefones: (31) 3281-0710 e (31) 98988-3079 ou pelo e-mail [email protected]. A ADCE-MG promove missas e cultos ecumênicos mensais, desde 2009, de maneira itinerante, nas sedes de empresas associadas e parceiras da entidade. A finalidade é oferecer aos empresários, funcionários e convidados um momento para um encontro fraterno e para reflexão espiritual. Além de favorecer o fortalecimento da fé e da esperança, o “Café com Fé” permite um maior relacionamento entre as pessoas.

Teatro como patrimônio cultural

Preservar e mapear a história do teatro mineiro é papel fundamental para resguardar o trabalho de inúmeros artistas e profissionais que contribuíram para a memória da cena teatral brasileira. Hoje, das 9h às 18h, acontece no Galpão Cine Horto o 1º Encontro de Salvaguarda do Teatro como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, objetivando a criação de um espaço de mobilização e sensibilização de artistas e coletivos da cultura para a manutenção e divulgação do teatro de palco e rua como forma de expressão e patrimônio cultural. Em outubro de 2014, o Conselho do Patrimônio Cultural de BH deliberou pelo registro, no Livro de Registro das Formas de Expressão, do Teatro de Palco, do Teatro de Rua e do Teatro de Bonecos de BH, por se tratar de manifestações culturais de relevante valor histórico, social e cultural para a cidade.

Assinaturas da Filarmônica

A partir de hoje, o público está convidado a se tornar assinante da Filarmônica de Minas Gerais. As assinaturas são pacotes de ingressos vendidos antes do início da temporada, pela internet ou pessoalmente, na bilheteria da Sala Minas Gerais. O assinante recebe vantagens que vão de significativos descontos nos preços dos ingressos à possibilidade de ocupar o mesmo lugar nos concertos adquiridos e à comodidade de receber, em casa, os ingressos das apresentações compradas. Além disso, assinaturas têm sido adquiridas como opção de presente. As séries disponíveis para assinatura são Presto, Veloce, Allegro, Vivace e Fora de Série. A novidade para 2024 é a modalidade de assinatura destinada a pessoas entre 14 e 17 anos. O objetivo é despertar o amor pela música nos jovens e estimular o hábito de vivenciar a música de concerto regularmente na Sala Minas Gerais. O Jovem Assinante terá desconto de 75% sobre o valor dos pacotes de assinaturas. Toda a programação e os pacotes de ingressos podem ser consultados no site da orquestra: www.filarmonica.art.br/seja-um-assinante.

Recital de alunos do Cefart

Os alunos aprovados no processo seletivo realizado neste ano de 2023 pela Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado (FCS, farão sua primeira apresentação ao público hoje, amanhã e na próxima sexta-feira (24), às 19h, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Os recitais de alunos são realizados semestralmente, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.Estarão envolvidos nos espetáculos 11 professores, 37 alunos (com idade entre 12 e 30 anos) e 12 profissionais de produção, cenário e divulgação. Os recitais de alunos do Cefart são idealizados como uma forma de possibilitar aos alunos experimentar a performance, colocando-os no cenário real onde o artista confronta seus medos e põe à prova seus anseios no palco. De acordo com Gustavo Machado, assistente de coordenação do Cefart, esta será a primeira oportunidade que esta turma se apresentará em um espaço de concerto como a Sala Juvenal Dias.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Comunidade libanesa

O Brasil está bem próximo do Oriente Médio. No País está o maior número de libaneses e descendentes. A representatividade deles em solo tupiniquim ganhou até data comemorativa. O Dia da Comunidade Libanesa é comemorado hoje e o Brasil das Gerais, da Rede Minas, dedica hoje, `s 17h, uma edição do programa a esse povo. O programa reuniu especialistas que vão falar sobre a representatividade em Minas Gerais e a contribuição cultural e artística plural que abrange a gastronomia. A jornalista Patrícia Pinho conversa com o diretor do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas, Danny Zahreddine, que também é coordenador do grupo de estudos sobre Oriente Médio; e com o presidente da Fundação Libanesa em Minas Gerais, Frederico Aburachid. O chef Marcelo Alcici “Janjão” também marca presença para mostrar, na bancada do programa, os pratos típicos do país. A atração ainda traz depoimentos da embaixadora Carla Jazzar, da dançarina Brigitte Bacha e do presidente do Clube Libanês de Belo Horizonte, Suamir Carvalho Chamone.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas