Veja os destaques da agenda cultural desta quinta (23/11)!

Leida Reis no Sempre Um Papo
O Sempre Um Papo recebe a escritora e editora Leida Reis, para falar sobre o seu livro “Mulheres Arco-Iris” (Literíssima) e sobre o mercado editorial. A conversa vai ser mediada pela jornalista Letícia Finamore, com transmissão no canal do YouTube do Sempre Um Papo. O encontro acontece hoje, às 19h. Leida Reis é autora de nove livros, sendo três romances, dois de contos, três para crianças e um de poemas. É jornalista, com 26 anos de atuação na imprensa mineira, fundadora da Páginas Editora, hoje renomeada de Literíssima, e do Clube do Livro Infantil Solidário. Atualmente, é diretora de Projetos da Câmara Mineira do Livro. Mineira de Patrocínio, vive em Belo Horizonte desde 1985, e escolheu para seus dois filhos (Gabriel e Clarice) o sobrenome de Poesia. Os romances de Leida Reis têm sempre um bom número de personagens, em histórias entrecortadas, oferecendo ao leitor a riqueza de cenários e o desafio de estabelecer conexões..
“Canção de Primavera”
O filme “Canção da Primavera” encerra a programação da mostra “Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro”. Produção assinada por Igino Bonfioli e Ségur Cyprien, que completa 100 anos em 2023, pode ser vista hoje, às 16h30, no Cine Santa Tereza, com entrada gratuita; público presente receberá o catálogo da mostra, contendo detalhes sobre os 21 longas-metragens exibidos Uma sincronia de datas em torno do número 23 marca o encerramento da mostra “Minas Gerais em dez décadas: um século de cinema mineiro”. “Canção da Primavera”, realizado em 1923, é considerado o primeiro registro de uma ficção de longa duração totalmente finalizada em Minas Gerais e produzida em Belo Horizonte. A produção marca o centenário da longeva e expressiva produção audiovisual associada a Minas Gerais, escolhida para ser celebrada na programação da mostra, com coordenação e curadoria do crítico de cinema Marcelo Miranda.
Concerto na Sala Minas Gerais
Hoje e amanhã, às 20h30, na Sala Minas Gerais, cinco dos músicos e musicistas principais da Filarmônica de Minas Gerais, Cássia Lima (flauta), Alexandre Barros (oboé), Marcus Julius Lander (clarinete), Adolfo Cabrerizo (fagote) e Clémence Boinot (harpa), se unem para apresentar uma obra singular do compositor Paul Hindemith para instrumentos da família das madeiras e harpa, no “Concerto para madeiras, harpa e orquestra”. Sob a batuta do maestro associado José Soares, a Filarmônica celebra os 150 anos de nascimento de Max Reger, com a obra “Suíte em estilo antigo, op. 93”, e o público terá a oportunidade de reviver a grandiosidade da “Segunda Sinfonia”, de Johannes Brahms. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.
“Arte contemporânea”
A Feira Livre de Arte Contemporânea (Flac) vem desde 2017 promovendo a aproximação do público com o universo das artes visuais de Minas Gerais. Sua 3ª edição, que acontece a partir de hoje e até domingo (26) na Galeria Mama/Cadela (rua Pouso Alegre, 2.048, Santa Tereza) não vai ser diferente. Em formato inédito, a Flac promoverá uma exposição de artistas mineiros selecionados por meio de convocatória, além de promover ações educativas, como mini oficinas, visitas temáticas e rodas de conversas. Com o tema “Arte contemporânea e imediações”, a proposta para as ações educativas desta edição é construir diálogos transversais sobre o ofício do artista e os desdobramentos que desse lugar se originam. Experimentações e pensamento crítico acerca do cenário cultural atual, artista, obra, tempo, memória, territórios, identidade, diversidade, processo artístico e outros lugares possíveis para o artista, serão premissas para as visitas temáticas: mediação de bolsa, mini oficinas e rodas de conversa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Paula Lima no Sonastério Ilumina
A cantora paulista Paula Lima desembarca em Minas Gerais para cantar em meio às montanhas. A apresentação faz parte do projeto Sonastério Ilumina e chega na plataforma de streaming EMCplay. O show invade a tela a partir de hoje, com a artista interpretando canções de Rita Lee, Emicida, Max de Castro e Bernardo Vilhena, entre outros compositores, além de um minidocumentário com entrevista e making-off. A cantora e compositora soma mais de 20 anos de carreira. Com sua voz potente, transita pelo soul, funk e samba. Jorge Ben Jor e Seu Jorge são alguns dos nomes da MPB com quem fez parcerias. Na trajetória, acumula prêmios importantes, como Multishow e a indicação ao Grammy Latino. O Sonastério Ilumina, realizado pela produtora Sonastério, é uma série audiovisual musical de alta qualidade em que o artista faz um show, com a energia do som ao vivo, mas dentro do estúdio cravado nas montanhas de Minas Gerais. Já participaram do projeto nomes como Zeca Baleiro, Pato Fu, Djonga, entre outros.
Ouça a rádio de Minas