Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (24/11)!

Veja os destaques da agenda cultural desta sexta (24/11)!
Crédito: Divulgação/Orquestra Jovem Vallourec

Projeto “Música nas Escolas”

A Orquestra Jovem Vallourec se apresenta amanhã, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Pompéia, a partir das 10h30. O concerto, aberto à comunidade, integra o projeto “Música nas Escolas”, patrocinado pela Vallourec. A incrível acústica da igreja irá possibilitar um momento especial para o espetáculo, já que ela foi projetada nos anos 40, para celebrações religiosas em que os corais já cantavam sem o uso de microfones. De acordo com o pároco, frei Marcio José da Silva, é muito forte a tradição de manifestações artísticas na igreja, com corais e orquestras. O repertório irá mesclar clássicos eruditos com composições populares, indo de Bach e Mozart, Toquinho e Vinicius, Milton Nascimento e Fernando Brant, Beatles e Enio Morricone, além da trilha de filmes e séries de sucesso, como “Indiana Jones” e “Game Of Thrones”. A a apresentação também vai contar com a participação dos integrantes da Orquestra Jovem da Escola Estadual Pe. João Botelho, onde o projeto mantém um outro núcleo de formação musical.

Espetáculo “Hystera”

Hoje, às 19 horas, o Centro Cultural UFMG recebe os artistas Eros P Galvão e Igor Fonseca, integrantes da Cia Les Trois Clés, para a apresentação do espetáculo “Hystera”. O evento integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 14 anos. “Hystera” evoca a relação ambígua e violenta de uma paciente e seu médico no momento de dar à luz. O espetáculo, sem palavras, se apresenta em quadros, onde sombras, bonecos, dança e música criam uma atmosfera distópica para abordar poeticamente o tema tabu da violência obstétrica e outros abusos. O experimento cênico é resultado da pesquisa realizada durante a residência artística de 2023 no Centro Cultural UFMG. Eros P Galvão é diretora, dramaturga, atriz-bonequeira e acrobata aérea. Criou em 2006, na França, a Cia Les Trois Clés (As Três Chaves), assinando todas as peças do grupo, as quais percorrem diferentes festivais pela Europa, Ásia, Nova Caledônia, Chile e Brasil. Igor Fonseca é ator profissional, professor de teatro licenciado pela UFMG, gestor, produtor cultural e cofundador do Grupo Artilharia Cênica. Tem também diversas formações complementares em dança, dramaturgia e cenografia.

“Feira pelo Brasil”

Com o objetivo de promover o design independente, o artesanato contemporâneo e a arte brasileira, a Feira na Rosenbaum elege Belo Horizonte para realizar mais uma edição “Feira pelo Brasil”, que acontece até domingo (26) no histórico Mercado Novo (avenida Olegário Maciel 742, Centro). Em parceria colaborativa com a “Quermesse da Mary”, evento tradicional em Belo Horizonte idealizado pela empresária e artista Mary Figueiredo Arantes, a Feira na Rosenbaum estará presente com 31 criativos que apresentarão produtos autorais nas áreas de design, decoração, moda, bem-estar e gastronomia, reunindo talentos locais e comunidades criativas de todo o Brasil. Juntamente com os 49 expositores da “Quermesse da Mary”, o evento ganha ainda mais força e diversidade com a participação de 80 marcas. A “Feira pelo Brasil” é uma iniciativa itinerante da Feira na Rosenbaum com o propósito de fortalecer as conexões entre as comunidades criativas de todo o País.

“Cidade das Pedras”

No fim do século XVII, a descoberta de diamantes atraiu brasileiros e estrangeiros para o município hoje chamado de Grão Mogol, no Norte de Minas. A cidade oferece outros tipos de jóias, sejam na arquitetura ou na natureza. O programa Rotas, da Rede Minas, desembarcou no local para mostrar os valiosos atrativos do município que fica no topo da Serra Geral. O episódio vai ao ar hoje, às 19h. Conhecida como “Cidade das Pedras”, Grão Mogol abriga um centro histórico com casarões antigos, muitos deles com rochas expostas em paredes, muros e ruas. Por trás da arquitetura, curiosidades que são reveladas no programa. A atração ainda mostra o maior presépio do mundo, feito em tamanho natural e de pedra, a céu aberto. O Mãos de Deus recria o nascimento de Jesus Cristo em um cenário pedregoso. No Parque Estadual de Grão Mogol, o repórter Samuel Guimarães se aventura em uma trilha e mostra alguns dos atrativos explorados por turistas e pela comunidade local, como plantas raras, cânions e cachoeiras. O Rotas, em Grão Mogol, faz parte da série especial da atração que mostra os destinos que cortam a Cordilheira do Espinhaço, em um trajeto que começa em Minas Gerais e termina na Bahia. O programa pode ser visto também, no mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas