Negócios

Zero Carbon lidera transição energética

A empresa hoje é a única do mundo no segmento de logística a atender a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Zero Carbon lidera transição energética
Crédito: Divulgação/Zero Carbon

Diante de um cenário de mudanças climáticas cada vez mais preocupantes, a consciência ambiental tornou-se um pressuposto que deveria ser fundamental para todas as indústrias. É preciso repensar os processos e a cadeia como um todo para garantir um uso consciente dos recursos, com foco em assegurar um futuro sustentável. Foi exatamente o que levou a empresa mineira Transcota a assumir a nova marca Zero Carbon Logistics, em um processo de rebranding projetado para destacar o seu propósito de transformar o mundo através da logística consciente.

Com quase 40 anos de credibilidade, a empresa hoje é a única do mundo no segmento de logística a atender a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com diversas certificações conquistadas na área e neutralização de 100% das emissões de CO² de suas operações.

Diante das diversas inovações implementadas e investimentos em ESG (Environmental, Social and Governance), o resultado foi a construção de um negócio carbono neutro, com alta performance e que não refletiu em aumento de custos para seus clientes. São excelentes indicadores globais que trouxeram destaque internacional em certificações como Sistema B (que representa o compromisso de tomar decisões considerando o impacto na comunidade e meio ambiente), a indicação ao Prêmio Global Mohammed VI para o Clima e Desenvolvimento Sustentável e ainda o convite de apresentar seu case na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP) em 2022, e novamente neste ano, no começo de dezembro em Dubai.

A Zero Carbon Logistics conta com três unidades operacionais no Brasil e uma nos Estados Unidos, com capacidade de soluções logísticas completas para todo o território nacional e internacional, além de uma fazenda modelo no estado do Mato Grosso, que desenvolve um grande trabalho de replantio de árvores e geração de créditos de carbono. Entre os destaques na atuação da empresa também estão a pesquisa e desenvolvimento do primeiro drone sustentável para transporte de cargas de até 150kg e a realização da primeira entrega da história da mineração no Brasil utilizando veículos de carga 100% elétricos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Somos pioneiros em práticas ESG a nível global, liderando a transição energética e a neutralização do carbono no setor logístico. Estamos comprometidos no combate ao aquecimento global, utilizando inovação e tecnologia para guiar nossas operações com eficiência. Focados em um futuro mais sustentável, redesenhamos os padrões da logística para o atendimento dos 17 ODS da ONU, comprovando que excelência operacional e responsabilidade ambiental contribuem para o sucesso do negócio. Como CEO da Zero Carbon Logistics, lidero com orgulho uma transformação que deixa um impacto positivo e duradouro na sociedade e no meio ambiente, gerando valor sustentável aos nossos clientes e colaboradores”, aponta o CEO da Zero Carbon Logistics, Felipe Marçal. Engenheiro de Produção, ele se dedica a estudar temáticas relativas ao ESG e aplicar soluções de impacto verdadeiro.

Outro exemplo de boas práticas da empresa é sua filial da cidade de Parauapebas, no Pará, construída para ser um modelo de estrutura autossustentável funcional e muito eficiente. A planta tem a certificação do “Selo Verde”, com placas fotovoltaicas que garantem sua autossuficiência energética, além de mecanismos de captação, tratamento e reutilização de água da chuva e um biodigestor para todos os resíduos.

Crédito: Divulgação/Zero Carbon/Jean Assis

Logística consciente e de qualidade

A Zero Carbon Logistics inova ao apresentar produtos como as Torres de Iluminação Sustentável, que operam sem emissão de CO², sem ruídos e sem o uso de combustíveis ou fluidos prejudiciais ao meio ambiente. Oferece soluções logísticas personalizadas, ágeis e modernas, abrangendo transportes rodoviários, aéreos, entre portos e DTA, além de armazenagem e distribuição. Os critérios de excelência garantem praticidade, segurança e agilidade, com destaque para uma gestão eficiente de riscos e monitoramento de cargas, utilizando as mais avançadas tecnologias disponíveis.

Atualmente, os principais clientes da empresa incluem multinacionais em busca de parceiros com sólidas práticas de ESG, bem como empresas do setor de mineração.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas