Veja os destaques da agenda de eventos deste sábado (02/12)!

“Eu Quero é Blues”
As Ablusadas, primeira banda brasileira de blues formada só por mulheres, apresenta no Memorial Vale, na Praça da Liberdade, seu primeiro disco autoral “Eu Quero é Blues”. Durante o show, As Ablusadas irão prestar homenagens especiais às pioneiras do blues brasileiro, como Rita Lee e Gal Gosta, e também a grandes referências do blues americano, como Nina Simone e Ray Charles. O show, que integra projeto Memorial Mulheres com curadoria de Juliana Nogueira, será realizado no domingo (3) às 11h. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados). As composições do disco são assinadas por Roberta Magalhães e Débora Coimbra. Além de Roberta Magalhães (vocalista) e Débora Coimbra (voz e baixo), fazem parte do grupo Thaís Mussolini (piano), Mariane Guimarães (trombone), Julliete Nurimba (sax alto), Cláudia Sampaio (sax tenor), Bê Moura (batera) e Taskia Ferraz (guitarra). Nos quatro anos em que se dedicaram a fazer blues autoral em português, as Ablusadas tocaram em festivais nacionais e internacionais, e realizaram turnês na Argentina, em 2018, e no Equador, no ano seguinte.
Oportunidades em Hong Kong
O evento “Explorando Mercados: Oportunidades Empresariais em Hong Kong” será realizado na próxima terça-feira (5), de 9 às 11h, na rua Antônio de Albuquerque, 194, Funcionários. Promovido em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comercial de Hong Kong e a Câmara Chinesa, o evento oferecerá à audiência uma visão abrangente do mercado de Hong Kong além das oportunidades para empresas brasileiras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla. Participarão do encontro representantes da HKTDC e da Câmara Chinesa. O primeiro painel terá como tema “Overview geral do mercado de Hong Kong. O segundo painel abordará “Oportunidade para empresas brasileiras no mercado de Hong Kong e o terceiro tratará da “Visão do empresário”.
“Trilhos de Arte e Memória”
O Museu Regional de Caeté (Ibram/MinC) apresenta a exposição “Trilhos de Arte e Memória”, que está aberta ao público até o dia 10 de dezembro. A exposição tem como objetivo mostrar a história das ferrovias no Brasil, em especial no município de Caeté, e expõe o trabalho artístico de ferromodelismo (miniaturas de trens) produzidos pelo artista caeteense João de Souza. A exposição conta com um acervo de mais de 30 miniaturas de trens, vagões e outros elementos ferroviários, todos produzidos por João de Souza com material reciclado. As miniaturas são feitas com madeira, papelão, plástico e outros materiais que o artista encontra em seu dia a dia. Além das miniaturas, a exposição também apresenta fotografias, textos, objetos, documentos, sons e vídeos que contam a história das ferrovias no Brasil e no Município de Caeté. A exposição também traz depoimentos de pessoas que trabalharam ou utilizaram esse meio de transporte, especialmente o trecho que passava por Caeté.
Feira de Cerâmica
O Mercado Central de Belo Horizonte recebe até domingo (3) mais uma edição da já tradicional Feira de Cerâmica de Minas Gerais. A 36ª edição reúne cerca de 60 expositores, além de palestras e demonstrações de técnicas de modelagem – todas as atrações com entrada gratuita para o público. Em 2023, a Feira tem curadoria das ceramistas Cibele Tietzmann, Djenane Vera e Emmanuela Tolentino, que, juntas, organizaram o evento com artistas de cidades mineiras como BH, Caeté, Nova Lima, Betim, Contagem, Brumadinho, Igarapé, Conselheiro Lafaiete, além de dois expositores de São Paulo – um de Campinas e um da capital. Por dia, são esperados cerca de 2.000 visitantes. No espaço estão expostos vários tipos de cerâmica artesanal, desde peças utilitárias de cozinha, para a casa, adornos, joias, itens de jardim, objetos de design, esculturas e também matéria-prima como massas, esmaltes, ferramentas e equipamentos. O diálogo do design com a arte contemporânea e a arte popular se manifesta em tigelas, pratos, esculturas, flores, oratórios e objetos moldados pelas mãos dos artistas.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas