Economia

Varejo mineiro tem incremento de 0,7% nas vendas de novembro

Crescimento do setor varejista foi puxado, principalmente, pelas vendas do setor de móveis e eletrodomésticos, que obteve alta de 5,5%
Varejo mineiro tem incremento de 0,7% nas vendas de novembro

O volume de vendas do varejo em Minas Gerais cresceu 0,7% em novembro deste ano na comparação com o mesmo período em 2022, de acordo com o relatório Índice de Atividade Econômica Stone Varejo. Em âmbito nacional, e na mesma comparação, o crescimento foi maior, com um registro de 2,1% de alta nas vendas.

O estudo, uma iniciativa da Stone em parceria com o Instituto Propague, mapeou os dados de pequenos, médios e grandes varejistas, considerando as operações realizadas por meio de cartões, vouchers e Pix no grupo StoneCo. Na análise, separado por segmentos, o relatório mostrou que quatro deles tiveram um aumento anual no País.

O setor de móveis e eletrodomésticos liderou as estatísticas, com crescimento de 5,5%, seguido por tecidos, vestuário e calçados com 2,7% de alta. Os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram avanço tímido de 0,4%. Já o segmento de material de construção apurou alta 0,2%.

Por outro lado, houve queda nos segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, com retração de 1,8%. O setor composto por Livros, jornais, revistas e papelaria teve a maior queda entre os segmentos, fechando o mês em -5,6%.

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Segundo o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, os resultados desta edição indicam perspectiva de retomada para o fim de ano. “Após a surpresa dos dados negativos do mês anterior, os resultados levantados nesta edição revelam uma perspectiva de retomada para o fechamento do ano, que foi impulsionado pelas vendas na Black Friday. A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a um cenário de melhora e estabilidade, mas ainda com cautela”, diz.

Ele ainda considera necessário, principalmente olhando para o ano que vem, que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar seus negócios.

Saiba como foram as vendas do varejo em outras regiões

No recorte por estados, seis deles registraram aumento nas vendas frente ao ano anterior. Tocantins foi o que teve a alta mais expressiva, de 6,2%. Na sequência, Distrito Federal, com 6,1%, e Pará, com 6% também apresentaram desempenho satisfatório.

Setores como hipermercados e supermercados, vestuário, artigos de papelaria, móveis e material de construção são alguns dos que foram avaliados pela pesquisa | Crédito: Alessandro Carvalho/Diário do Comércio/Arquivo

O Espírito Santo registrou elevação de 4,8% nas vendas, enquanto Rondônia e Mato Grosso do Sul obtiveram 3,3% e 3,2%, respectivamente. Já os estados que apresentaram queda nas vendas foram Alagoas, com -12,2%, Amapá, com -9,5%, Acre, com -6,1%, Rio Grande do Sul, com -2,6%, Santa Catarina, com -1,7% e Goiás, com -1,6%.

Mais precisamente na região Sudeste, Minas Gerais, com seus 0,7% de crescimento foi o Estado que menos cresceu quando comparado com o desempenho dos outros três estados vizinhos. Além do Espírito Santo, Rio de Janeiro apareceu em segundo lugar com crescimento de 2,4% e São Paulo apareceu em terceiro, com alta de 1% nas vendas.

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