Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (12/12)!

Veja os destaques da agenda cultural desta terça (12/12)!
Crédito: Pedro Cardoso

Cortejo natalino de bonecos

Papai Noel se apresenta no Memorial Vale numa configuração única no universo do teatro de formas animadas. O personagem foi recriado em versões de bonecos gigantes desenhados pelo reconhecido bonequeiro Catin Nardi, para o Teatro Navegante de Marionetes. No cortejo, oito bonecos fazem um desfile espetáculo de rua com coreografias acompanhadas ao som de músicas natalinas executadas por uma banda de oito músicos (tuba, trombone, bumbo, tarol, trompete, clarinete e saxofones). O público poderá acompanhar o bloco de bonecos hoje, a partir das 19h30, com concentração na escadaria externa do Memorial Vale. A ação faz parte da programação natalina do Circuito Liberdade. Conhecidos por se apresentarem em festivais, circuitos culturais e televisão, na América do Sul e Europa, os bonecos de Catin Nardi acabaram de regressar de uma turnê por sete estados do México. No desfile de hoje, eles irão se misturar com o público. Os bonecos já são conhecidos do grande público por fazerem parte abertura da novela “As Filhas da Mãe” e da minissérie “Hoje é Dia de Maria”.

“Mercearias de Beagá”

Para celebrar os 126 anos de Belo Horizonte (12/12), o CCBB Educativo vai homenagear uma das joias da capital mineira: suas tradicionais mercearias. Amanhã, às 19 horas, no Teatro II, haverá sessão gratuita do documentário “Mercearias de Beagá – Circuito Histórico”, com a participação do diretor Daniel Neto em bate-papo com o público. De cerveja gelada a ratoeira, passando por queijos, frios, óleo para motocicleta, enlatados e vassouras, as mercearias são conhecidas como lugares onde se encontra de tudo um pouco – incluindo boa prosa, camaradagem e memórias que dizem muito sobre a cidade. O documentário homenageia cinco casas, em quatro regionais de Belo Horizonte, e conta as histórias dos estabelecimentos Mercearia do Chico, Pérola do Atlântico, Bar e Café Cristal, Armazém do Zé Totó e Bar e Mercearia do Zé Correia. Daniel Neto, mais conhecido como Nenel, é o criador do Baixa Gastronomia, espaço eletrônico nascido em 2009 e dedicado à cultura gastronômica popular. A sessão do filme “Mercearias de Beagá – Circuito Histórico” tem entrada gratuita, com retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB.

“Biografia do abismo”

O livro “Biografia do Abismo”, de Felipe Nunes e Thomas Traumann, abre uma nova perspectiva de compreensão do Brasil e do mundo. Para falar a respeito dessa obra, Nunes e Traumann falam com o jornalista e fundador do Sempre Um Papo, Afonso Borges, hoje, a partir das 19h. A conversa será transmitida ao vivo no canal do YouTube do Sempre Um Papo. Em “Biografia do Abismo”, política, costumes, redes sociais, democracia, obscurantismo e cultura são postos em perspectiva à luz de uma visão original e visionária. Sem cair em lugares-comuns nem jargões banais, Felipe e Thomas nos oferecem um debate sobre o futuro. Antagonismos políticos sempre existiram. Há décadas, considerar-se de esquerda ou de direita tem uma dose de influência nas escolhas pessoais. No entanto, desde as eleições de 2018, tal importância atingiu outra dimensão na vida dos brasileiros, causando uma polarização política sem precedentes. Do supermercado ao restaurante, da loja de roupas ao destino das férias, cada pequena escolha é impactada pela política.

Recital de formatura do Cefart

A Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart) se despede do ano de 2023 com uma mostra do talento dos estudantes que encerram o ciclo de aprendizado no curso básico de música. Mozart, Villa-Lobos, Clara Nunes, Liniker e outros grandes nomes marcam presença no repertório do Recital de Formatura da Escola de Música do Cefart, que acontece hoje, na próxima quinta-feira 14 e sexta-feira (15), sempre às 19h, naSala Juvenal Dias, com classificação livre e entrada gratuita. Os ingressos para os recitais podem ser retirados a partir de 1 hora antes de cada apresentação, na Bilheteria da Sala Juvenal Dias. Serão 13 alunos tocando, ao longo dos três dias, instrumentos como violino, violoncelo, trombone, clarinete, contrabaixo e piano. Estão inclusas no programa desde composições eruditas europeias do século XVII a representantes da música contemporânea.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas