Veja os destaques da agenda de eventos desta quarta (13/12)!

“Mulher em Pauta”
O Centro Cultural UFMG será palco do espetáculo cênico-musical “Mulher em Pauta”, hoje, às 19 horas. Os cantores Ubiraney Silva e Leticia Garcia, com a participação especial de Clara Dias, interpretam canções icônicas da música popular brasileira, acompanhados dos músicos Daniel Silveira, Júlia Carvalho, Georges Succar e Graça Bastos. O evento integra o projeto Recitais, tem entrada gratuita e classificação livre. O espetáculo apresenta uma coletânea de músicas brasileiras que foram compostas em homenagem às mulheres, tais como Rosa, Marina, Luiza, Carolina, Beatriz e tantas outras canções em torno da figura feminina. O show percorre seis cidades de Minas Gerais em turnê, levando obras que consagraram artistas e intérpretes nas décadas passadas no Brasil. Em cada município uma artista local será convidada a participar como intérprete de parte do repertório. O projeto Recitais foi desenvolvido para acolher as diversas manifestações artísticas e culturais de artistas que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados, disponibilizando um espaço de estímulo e visibilidade para apresentarem seus trabalhos autorais, potencializando suas múltiplas vozes.
Empresa Amiga Mano Down
O CEO do Grupo Carbel, Pedro Pentagna Guimarães, foi agraciado com o selo Empresa Amiga Mano Down. A homenagem realizada pelo Instituto Mano Down – organização sem fins lucrativos foi destinada a empresas e pessoas que realizam práticas de inclusão e responsabilidade social. O Grupo Carbel foi reconhecido na categoria Legado. Para Guimarães, participar de um evento dessa natureza que fomenta e inclusão e a diversidade é sempre um orgulho para a organização. Em sua 4ª edição, o selo Empresa Amiga Mano Down mantém o propósito de reconhecer e estimular as ações inclusivas de pessoas e empresas que incentivam projetos, apadrinham crianças e contribuem para o desenvolvimento, autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais e suas famílias. “Ficamos muito felizes pelos resultados apresentados pela ONG e seus planos para 2024, que pretende apoiar ainda mais pessoas. Com certeza, estaremos juntos e amparando esses novos passos, seja ampliando nosso quadro de funcionários especiais e, ainda, em outras frentes de atuação que se fizerem necessárias”, afirma Pentagna Guimarães.
Espetáculo “Ballet Circo”
O Ponto de Cultura Kolping Vila Belém realiza o espetáculo de dança “Ballet Circo”, no Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, sem número, bairro Alípio de Melo), hoje, às 19h. Dirigido pela bailarina e professora Sarah Rocha, a apresentação é fruto de meses de trabalho e envolve 39 bailarinas, entre crianças e adultos, que participam do “Projeto Ballet para Todos”. A entrada será gratuita. “Minha expectativa é que as alunas se divirtam quando estiverem se apresentando em um momento de dança, música e descontração. Foi muito bom ver todo o desenvolvimento delas durante as aulas. Elas tiveram contato com diferentes atividades criativas, que ajudaram no desenvolvimento da conscientização corporal, motricidade ampla, autoestima, disciplina, musicalidade e um conhecimento cultural diferenciado”, explica a professora Sara Rocha. O Ponto de Cultura Kolping Vila Belém é uma entidade reconhecida pelo Ministério da Cultura para desenvolverem ações socioculturais na comunidade onde atua.
Concurso literário “Outros Sertões”
O projeto “70 anos de Rosa” reabre as inscrições do concurso literário “Outros Sertões” que visa escolher contistas residentes do “Caminho da Boiada” e região para compor um livro que será lançado no próximo ano. O concurso foi lançado em abril de 2023, mas teve de ser adiado devido a imprevistos e reabriu as inscrições. Os interessados podem se inscrever gratuitamente preenchendo o formulário até a próxima sexta-feira (15), às 23h59. A relação de trabalhos selecionados será divulgada no dia 27 de dezembro. A ideia do concurso é conhecer a literatura contemporânea dos “Sertões Mineiros” a partir da perspectiva de escritores dos 42 municípios que integram as regiões denominadas Instâncias de Governança Regional (IGR) Guimarães Rosa, Grutas e Lago Três Marias. O gestor da IGR Guimarães Rosa, Marco André Malaquias, explica que “a obra literária fruto do concurso buscará um olhar sensível sobre esses Outros Sertões, trazendo as peculiaridades que tanto destacou Rosa no cenário mundial, a forma de escrever que se confunde com a forma de falar, a sensibilidade sobre a paisagem árida e tortuosa do cerrado mineiro, suas questões socioambientais e contemporâneas, bem como a relação cultural dessas pessoas com sua terra”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas