Agronegócio

Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta quarta! (13/12)

Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta quarta! (13/12)
Crédito: Divulgação/Epamig

Anec eleva previsão de embarques de milho e trigo

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) elevou ontem (12) as estimativas de exportações de milho, trigo e farelo de soja do Brasil em dezembro, enquanto reduziu ligeiramente a expectativa para a soja em relação à projeção da semana anterior. A exportação de milho foi agora estimada em 7,14 milhões de toneladas contra 6,86 milhões estimados anteriormente. Há projeção de leve queda frente a 2022. Os embarques de farelo de soja devem alcançar 2,2 milhões de toneladas neste mês – cerca de 200 mil toneladas acima da projeção da semana anterior. A estimativa é de crescimento de mais de 800 mil toneladas na comparação anual, em ano em que o Brasil deverá embarcar volumes recordes do derivado de soja. Com relação ao trigo, a exportação deve alcançar 341,8 mil toneladas, praticamente a metade de dezembro de 2022, mas uma alta ante a projeção anterior (283.784 toneladas). Já a soja teve exportação estimada em 3,45 milhões de toneladas em dezembro ante 3,58 milhões na semana anterior, montante que representa alta aumento de quase 2 milhões de toneladas na comparação anual.

Sementes irregulares são apreendidas

Atenção, produtores! Operações de fiscalização em outubro e novembro apreenderam 355 toneladas de sementes irregulares em Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Os alvos foram estabelecimentos produtores, reembaladores e de análise de sementes. No MT, as fiscalizações foram feitas por auditores fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 12 estabelecimentos de quatro cidades. Nesta ação, foram apreendidas 78 toneladas de sementes irregulares e lavrados três autos de infração. Já no MS, a força-tarefa teve apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Foram fiscalizados 28 estabelecimentos em sete municípios. A ação apreendeu 277 toneladas de sementes irregulares e houve a suspensão temporária das atividades de um estabelecimento. Também foram lavrados 12 autos de infração. O objetivo das operações foi intensificar a fiscalização de sementes de espécies forrageiras de clima tropical produzidas e comercializadas no País de forma a evitar que as infrações importem risco à defesa agropecuária por meio de sementes sem origens e em desconformidade com a legislação brasileira.

Empório Epamig reabrirá para vendas de fim de ano

O Empório Epamig – Vitrine de Tecnologias – terá funcionamento especial nos próximos dias 14 e 15 para atender aos interessados em adquirir produtos como vinhos e cafés neste fim de ano. A unidade, que funciona na sede da Epamig, no bairro União, em Belo Horizonte, vai funcionar nos dois dias de 9h às 15h. O Empório da Epamig comercializa produtos gourmet resultantes de tecnologias desenvolvidas pela empresa pública. Desde outubro, a unidade da Capital está fechada por causa de obras que vêm sendo realizadas no prédio-sede. Nesta oportunidade especial, serão comercializados cafés Ouro e Bronze, vinhos Syrah, Bordô e espumantes. O endereço é avenida José Cândido da Silveira, 1647, noUnião. Dúvidas e informações adicionais podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3242-9722, que atende por WhatsApp.

Agro Maker Day é sucesso em Viçosa

Clima, solo, sustentabilidade, biotecnologia, segurança no campo, gestão, comunicação entre máquinas e conectividade. Essas foram as áreas apontadas como desafiadoras para o agronegócio durante o Agro Maker Day. O evento reuniu cerca de 70 pessoas, a maioria pesquisadores, interessados em conhecer os problemas e desenvolver soluções inovadoras e tecnológicas para o campo. A iniciativa também foi uma oportunidade para mostrar ao público as instalações do Agro Maker Lab e suas potencialidades. O laboratório, que foi inaugurado este ano, é fruto de parceria entre o Sistema Faemg Senar e o tecnoParq, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além das palestras, o público visitou o laboratório e conheceu os equipamentos e alguns trabalhos já desenvolvidos no espaço de conhecimento. Representantes de empresas focadas em mercado de carbono e mudanças climáticas participaram também em busca de aproximação com o agronegócio.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas