Veja os destaques da agenda de eventos desta quinta (14/12)!

“Sonhos Prateados”
A reportagem especial: “Sonhos Prateados: Experiência de seniores faz a diferença” de autoria da jornalista Mara Bianchetti foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Mercantil de Jornalismo. A instituição financeira divulgou os ganhadores do Prêmio Mercantil de Jornalismo na última terça-feira (12). A matéria ficou em 3º lugar na categoria Impresso. Publicada no dia 10 de novembro no DIÁRIO DO COMÉRCIO, a reportagem trouxe uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades de profissionais 50+ no mercado de trabalho. Sob a perspectiva de especialistas, empresas e trabalhadores, o conteúdo abordou as vantagens não apenas de contratar um candidato sênior, mas de desenvolver e implementar políticas e iniciativas que valorizem e extraiam o que essas pessoas têm de melhor a oferecer quando o assunto é carreira e profissão.
Tradição do congado
Celebrando 35 anos de fundação, o BDMG Cultural promove uma série de ações que expressam, ao mesmo tempo, a história e a contribuição da instituição no desenvolvimento da cultura em Minas Gerais. Hoje, às 20h, acontece o concerto musical “Sons de uma história: tambores e vozes nos 35 anos do BDMG Cultural”, no Grande Teatro do Palácio das Artes. O espetáculo reúne 11 grandes instrumentistas, como Camila Rocha e Breno Mendonça, cinco intérpretes, entre eles Titane e Maurício Tizumba, além de duas importantes guardas de Congo. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Palácio das Artes ou no site fcs.mg.gov.br. Com direção artística de Sérgio Santos e direção cênica de Titane, o show exalta a tradição do congado. O show conta com a participação especial da Guarda de Congo Feminino de Nossa Senhora do Rosário do Bairro Aparecida e Irmandade do Rosario dos Ciriacos, representada pela Guarda de Moçambique.
“Debate na Veia”
O jornalista Fernando Mitre lança hoje na Academia Mineira de Letras, o livro “Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo”, publicado pelas editoras Letras Selvagem e Kotter Editorial. A obra, de 312 páginas, traz histórias dos embates eleitorais televisivos que o autor, como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, criou e acompanhou in loco, a começar pelos primeiros debates presidenciais, desde a redemocratização do país, na década de 1980. A publicação vem prefaciada pelo antropólogo Roberto Da Matta. O lançamento do livro acontece às 19h30, na AML (rRua da Bahia, 1.466, Lourdes), que abre suas portas 30 minutos antes do início do evento, com entrada franca. A programação começa com mesa de debate com as participações do autor Fernando Mitre, o escritor Jacyntho Lins Brandão (presidente da AML), a historiadora Heloisa Starling e o jornalista Murilo Rocha. A mediação é do também jornalista André Basbaum. A partir das 20h, haverá sessão de autógrafos e fotos.
Concerto da Filarmônica
A temporada 2023 da Filarmônica de Minas Gerais se encerra com a visita ilustre do maior violoncelista brasileiro, Antonio Meneses, introduzindo obra inédita encomendada pela orquestra a um dos maiores compositores brasileiros da atualidade, André Mehmari. A obra “Concerto para violoncelo e orquestra”, de Mehmari, terá estreia mundial hoje e amanhã, às 20h30, na Sala Minas Gerais. No encerramento da comemoração do aniversário de 150 anos de Rachmaninov, será apresentada a sua majestosa e extremamente romântica “Segunda Sinfonia”. A regência é do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. Hoje, o concerto será transmitido ao vivo, pelo canal da Filarmônica no YouTube e pela Rádio MEC FM 81,7.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Mostra In Cena”
O Teatro Marília recebe hoje e amanhã, às 20h, o espetáculo “Nem Mesmo em Troca do Sol”, da Cia. Luna Lunera. A montagem integra a Mostra In Cena, ação desenvolvida para celebrar os 20 anos do “Curso In Cena”, um curso livre de teatro que tem o objetivo de compartilhar vivências, técnicas, recursos e caminhos dos processos criativos da companhia. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site on-line ou na bilheteria do teatro a partir de uma hora antes da apresentação. A versão do professor e diretor Zé Walter Albinati propõe novo olhar sobre o texto original do consagrado dramaturgo baiano Dias Gomes, abrindo possibilidades para um viés contemporâneo da obra. Com um elenco feminino expressivo, a versão do dramaturgo apresenta várias versões de Branca Dia e o final desta montagem traz um inusitado desfecho, simbólico e libertário.
Ouça a rádio de Minas