Produtores do Sul de Minas ganham kits para melhoria da produção de mel

Cerca de 170 kits de apicultura foram entregues a agricultores familiares pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em Muzambinho, no Sul de Minas, na sexta-feira (15). A ação beneficiou aproximadamente 170 produtores de 51 municípios e o investimento de cerca de R$ 600 mil é proveniente de emenda parlamentar.
O objetivo é o fortalecimento socioeconômico da região, com a geração de empregos e renda. Minas Gerais tem grande potencial para a apicultura pela presença de matas nativas e florestas plantadas, além da atividade contribuir para a sustentabilidade devido à relevância das abelhas para a polinização. Os meles produzidos no Estado, principalmente na região Norte, têm grande valor agregado e alta aceitação dos produtos das abelhas nos mercados nacional e internacional.
O agricultor Luiz Pedro de Castilho, de Alfenas, recebeu um kit e já tem planos de expandir sua produção.
“A gente tem abelhas, mas produzimos o mel de forma mais amadora, para consumo da família e para vender para pessoas amigas. Agora, posso partir para algo profissional. Aqui, pude fazer muitos contatos também com outros produtores sobre fornecedores de ceras, compradores e formas de vendas. A apicultura é uma atividade que vale a pena o Estado investir e só vem a agregar”, afirmou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Cada conjunto doado tem cinco colmeias completas, cinco suportes, 5 kg de cera, um fumigador, uma carretilha, um garfo desoperculador, um par de luvas, um par de botas, um macacão e um formão. O custo de cada um é de R$ 3,5 mil.
Apicultura em Minas
A Emater-MG calcula que a agricultura familiar seja responsável por 80% da produção mineira de mel e 70% de própolis. No ano passado, a empresa pública ofereceu assistência técnica em apicultura para 3,7 mil agricultores familiares e 240 pessoas nos perímetros urbanos.
Anteriormente ainda este ano, outros cem kits de apicultura já haviam sido doados para pequenos produtores rurais de 33 municípios também do Sul do Estado.
“Acreditamos que esta iniciativa terá um importante impacto econômico e social na região. A cadeia produtiva de mel em Minas Gerais se destaca como a terceira maior do País, alcançando uma produção anual de 7,6 mil toneladas. Então, a ação representa mais uma contribuição para o avanço da agricultura familiar no Estado”, avalia o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Demicheli. (Seapa)
Ouça a rádio de Minas