Variedades

Palácio das Artes recebe espetáculo de Natal

Orquestra e o Coro Virtuosi se apresentam também no Centro Cultural Lindeia Regina, na Paróquia São Vicente de Paula e no Centro Cultural Jardim Guanabara
Palácio das Artes recebe espetáculo de Natal
Crédito: Andreia Bueno

Uma apresentação com obras importantes do repertório da música de concerto e relacionado à liturgia do Natal promete deixar a cidade no clima perfeito de fim de ano. A estreia será realizada, em estilo grandioso, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537), hoje, às 20h30, com venda de ingressos. As demais apresentações são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Lindeia Regina (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, bairro Lindeia, na Regional Barreiro), às 19h; na Paróquia São Vicente de Paula (rua. Dom Barreto, 642, Ipiranga), às 10h; e no Centro Cultural Jardim Guanabara (rua João Álvares Cabral, 277, Jardim Guanabara), às 9h30.

No palco, a Orquestra e o Coro Virtuosi, regidos pelo Maestro Charles Roussin, receberão solistas de destaque da cena lírica mineira: a soprano Elisete Gomes, a mezzo-soprano Aline Lobão e o barítono Carlos Morais. 

Segundo Ederson Urias, diretor da Virtuosi e responsável pela concepção do espetáculo, o programa é centrado na liturgia do Natal, que é mostrada por importantes obras do repertório erudito. O programa se inicia com um dos grandes hits do barroco, o “Concerto Grosso para a Noite de Natal“, escrito pelo compositor italiano Arcangelo Corelli em 1714. 

Em seguida, será apresentado o “Magnificat” de Vivaldi. “Embora fosse um dos compositores mais famosos da Europa no século XVIII, Vivaldi também era padre e, por isso, grande parte da sua obra tem caráter litúrgico”, explica Ederson Urias. O “Magnificat” é o “Cântico de Maria”, trecho narrado no Evangelho de São Lucas, em que Maria louva a Deus por ter sido escolhida como Mãe do Salvador. 

A segunda parte do programa se inicia com o moteto “Exsultate, Jubilate” de W. A. Mozart. Escrito para a comemoração do Natal, o texto da obra faz alusão ao nascimento de Jesus e convida o público a se alegrar, pois o tempo de escuridão acabou e agora a Paz reina. Embora seja de caráter litúrgico, “Exsultate, Jubilate” explora bastante o virtuosismo vocal da soprano solista e, para isso, convidamos Eliseth Gomes, uma das mais destacadas cantoras líricas mineiras. 

O concerto se encerra com outra obra emblemática de Vivaldi, “Glória”. A peça se baseia no hino “Glória a Deus nas alturas”, escrito no século IV e que até hoje faz parte do Ordinário da missa. “O objetivo do projeto é provocar uma reflexão no público sobre o Natal: o nascimento de Jesus. Infelizmente, muita gente pensa só em compras e em festas ao som de Jingle Bell, mas o nosso objetivo é que o público conheça a história do Natal através de obras fundamentais da música de concerto”, comenta Ederson Urias.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas