Economia

Movimento do Natal mantém boa expectativa de vendas do comércio

Lojistas de shopping estimam incremento de até 15% no volume de negócios neste ano
Movimento do Natal mantém boa expectativa de vendas do comércio
Sindilojas estima um crescimento de até 4% nas vendas no Natal deste ano na capital mineira | Crédito: Charles Silva Duarte

O período natalino deste ano reservou um movimento crescente de pessoas nas lojas e shoppings. Toda essa movimentação no Natal tem animado o comércio em relação às suas expectativas de vendas. O Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte e Região (Sindilojas BH e Região) estima um crescimento de 2,5% a 4% na demanda em comparação a 2022. Já a Associação de Lojistas de Shopping Center do Estado de Minas Gerais (Aloshopping/MG) espera um aumento de 10% a 15% em relação ao ano passado.

O superintendente da Aloshopping, Marcelo Silveira, notou um aumento na demanda por roupas, calçados e brinquedos neste Natal. Ele estima que, de quinta para sábado, antevéspera natalina, no mínimo 80 mil pessoas transitem pelos shoppings, nos centros comerciais mais consolidados. A média da semana anterior foi de 40 mil pessoas.

Além da data comemorativa, ele credita o alto movimento no comércio também ao fato de a população estar mais capitalizada com o 13º salário. “Na véspera, dia 24, será muito bom (o movimento), mas o horário de funcionamento é menor. Todos os anos o pagamento da segunda parcela do 13º aquece as vendas de Natal”, afirma Silveira.

Consumidor gasta mais no comércio neste Natal

O gerente executivo do Sindilojas BH, Sergio Nigri, conta que o sindicato preserva boa expectativa de vendas na semana. “Ainda temos a sexta e o sábado. O movimento crescente mantém expectativa de bom resultado nestes dias de véspera do Natal. Shoppings e comércio de rua bem movimentados”, afirma Nigri.

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Ele aponta que roupas, calçados e objetos para casa terão variações positivas neste período. A expectativa é que, em 2023, um número maior de pessoas faça compras em comparação com o Natal anterior. Apesar disso, o gerente não espera um aumento no gasto médio por consumidor para este ano.

Nesse quesito, o superintendente da Aloshopping observa que os clientes dos shoppings têm gastado mais nos presentes natalinos de 2023. São cerca de R$ 200 em média por consumidor na hora da compra.

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