Leia também os ‘Curtas’ de Agronegócio desta sexta! (22/12)

Inscrições para cursos de graduação da Epamig
A Epamig publicou edital para a seleção de interessados em ingressarem nos cursos superiores de Tecnologia em Laticínios e de Tecnologia em Agropecuária de Precisão no primeiro semestre de 2024. As inscrições começam no dia 2 de janeiro e terminam em 18 de fevereiro. Serão oferecidas 40 vagas para Tecnologia em Laticínios e 40 vagas para o curso de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, respectivamente, no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT), em Juiz de Fora, e no Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Epamig Itap). Os cursos são presenciais e gratuitos. A seleção dos candidatos será pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2020, 2021, 2022 ou 2023. Caso o candidato tenha realizado o Enem em mais de uma edição nesse período, será considerada a maior nota. Todas as informações podem ser acessadas em www.epamig.br.
Produtores rurais recebem certificados do CAR
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sistema Faemg Senar concluíram os atendimentos e entregaram nesta semana, em Presidente Olegário, na Noroeste do Estado, os certificados para os 264 produtores rurais que fizeram a retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Minas Gerais por meio do Retificar. O projeto foi criado para fortalecer sindicatos rurais e apoiar produtores na retificação do CAR, visando à regularização ambiental da propriedade de acordo com o Código Florestal, que é a Lei 12.651/2012). Neste ano, quatro municípios mineiros foram beneficiados: Presidente Olegário, Lagoa Grande, Lagamar e Vazante, além de cidades de Rondônia. No total, mais de 900 produtores foram atendidos e, desse montante, mais de 600 só em Minas. Com o cadastro regularizado, o produtor tem acesso a benefícios como crédito rural com melhores condições de financiamento, oportunidade para certificações ambientais, acesso ao mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
Produtos da agricultura familiar para presentear
Quem ainda não concluiu as compras de presentes e produtos para as ceias de fim de ano e está sem tempo para ir até o comércio nas ruas ou shoppings conta com a internet para cumprir essa tarefa. E a Emater-MG agora oferece aos consumidores uma plataforma virtual de vendas de produtos especiais como queijos, cafés, doces, biscoitos, bolos, cachaça e até artesanato.A plataforma É do Campo é o primeiro e-commerce brasileiro com gestão pública dedicado à comercialização de produtos agropecuários, com destaque para a agricultura familiar. Todos os itens disponíveis na plataforma são produzidos e comercializados pelos próprios produtores rurais. Para comprar é só acessar o site www.edocampo.com.br. O pagamento pode ser feito por Pix ou cartão de crédito e a entrega é feita em todo o País, dependendo da habilitação sanitária de cada produto.
Comissão Novas Lideranças do Agro discute ações
A Comissão Nacional das Novas Lideranças do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuárias do Brasil (CNA) reuniu-se nesta semana para discutir as propostas desenvolvidas pelos seus integrantes, voltadas para os eixos de atuação definidos pelo colegiado frente aos desafios dos jovens no setor agropecuário brasileiro. Os eixos de atuação são quatro: sucessão geracional, inovação, desenvolvimento de lideranças e defesa de interesse de classe. As propostas foram apresentadas durante a reunião. A Comissão tem como foco inserir e preparar líderes para atuarem no setor, tanto na defesa dos interesses dos produtores rurais quanto na representatividade setorial. Durante a reunião, os membros da comissão puderam apresentar o trabalho desenvolvido em cada um dos quatro eixos nos últimos meses, nos quais foram traçados diagnósticos para apoiar e auxiliar a definição de estratégias e linhas de atuação nacionais e também estaduais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas