Variedades

Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (27/12)!

Veja os destaques da agenda cultural desta quarta (27/12)!
Crédito: Maringas Maciel

Sessões extras de “Hannah Arendit”

O espetáculo “Hannah Arendit – Uma Aula Magna” seguirá com mais sessões extras no Teatro II do CCBB BH, na Praça da Liberdade, a partir de hoje e até o próximo sábado, sempre às 18h. Os ingressos já estão disponíveis no ccbb.com.br/bh e na bilheteria e custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Desde a estreia, em 24 de novembro, a montagem teve sessões esgotadas e essas são novas oportunidades do público assistir. A peça é de autoria de Eduardo Wotzik, que também atua sozinho no palco e assina a direção. O texto traz ideias, pensamentos, experiências e filosofias dessa que foi uma das mais importantes pensadoras do século XX. Com mais de 40 anos dedicados à investigação do teatro, Wotzik traz à cena para dialogar com nosso tempo, a cientista política Hannah Arendt (1906-1975) convidada a refletir no Teatro nossa noção de civilidade e cidadania, numa aula magna sobre educação e a importância do pensamento para a evolução do mundo contemporâneo.

Exposições de artes visuais

As galerias do Palácio das Artes, o Palácio da Liberdade, a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais manterão as exposições de artes visuais abertas ao público durante todo o período de férias escolares. No Palácio das Artes, os visitantes poderão conferir as mostras “De tudo se faz canção”, que ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard;” Quero amar quem acenda uma fogueira comigo às 7 da manhã”, na Galeria Arlinda Corrêa Lima; “madeira doce água áspera”, na Galeria Genesco Murta; “Tão leve quanto o ar”, no hall de entrada do Palácio das Artes e na Galeria Aberta Amilcar de Castro; e “Formandos da Escola Guignard – UEMG”, na Galeria Mari’Stella Tristão. As galerias do Palácio das Artes funcionam de terça-fe9ra a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, de 17h às 21h. Já a CâmeraSete ficará aberta com a exposição “Sou aquilo que se vê– Coleção Fundação Clóvis Salgado”, de terça a sábado, das 9h30 às 21h. Já a mostra “É Noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria”, no Palácio da Liberdade, poderá ser visitada de quarta a sexta-feira, de 12h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

Mostra Olhos Livres

A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada entre 19 e 27 de janeiro de 2024, anuncia a seleção da Mostra Olhos Livres, espaço de abordagens estéticas arrojadas para possibilidades lúdicas e criativas da linguagem desenvolvidas por realizadores já com alguma circulação por festivais. São seis longas-metragens e, numa situação poucas vezes repetida nessa mostra, todos são inéditos no país. A escolha foi feita pela curadoria coordenada por Francis Vogner dos Reis e composta por Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes e assistência de Rubens Anzolin. Os filmes na Mostra Olhos Livres 2024 são: “Terror Mandelão” (SP), de Felipe Larozza e GG Albuquerque; “A Câmara” (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão; “Foram os Sussurros que me Mataram” (PR), de Arhur Tuoto; “SOAP” (RJ/SP), de Tamar Guimarães; “Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Gregorio Gananian e Negro Léo; e “Seu Cavalcanti” (PE), de Leonardo Lacca. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Jovem e concorrem ao Troféu Carlos Reichenbach.

Férias no CCBB Educativo

Na ponta dos dedos, novas texturas. No corpo, vestes ganham diferentes significados a cada movimento. Em diálogo com a exposição “Hélio Oiticica – Delirium Ambulatorium”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, o CCBB Educativo convida o público a extrapolar a contemplação e vivenciar a arte como uma experiência participativa. Durante as férias de dezembro e janeiro, públicos de todas as idades terão acesso gratuito a novas atividades, como o Laboratório de Práticas Criativas, as Ações Sensoriais, o espetáculo de contação de histórias “As Ruas Falam” e visitas mediadas à exposição. A mediação artística proposta pelo CCBB Educativo, assim como as novas ações, são um convite à reflexão a partir da participação ativa do espectador, destaca Daniela Chindler, idealizadora do projeto de arte-educação do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. Ao romper com espaços tradicionais reservados à arte, Hélio Oiticica extrapola a contemplação e propõe uma troca mútua entre arte e vida. Inspirado por esse conceito, o CCBB Educativo criou atividades que auxiliam a leitura das obras, que instigam novas percepções ao reativar memórias e ao usar outros sentidos além da visão.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas