Variedades

Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (30/12)!

Veja os destaques da agenda cultural deste sábado (30/12)!
Crédito: Divulgação/Secult

Virada da Liberdade

A Virada da Liberdade, evento para comemorar a chegada de 2024, entra, em sua segunda edição, para o calendário das grandes festas do país neste período do ano. Para receber um público estimado em 30 mil pessoas no domingo (31), em Belo Horizonte, a partir das 18h, haverá mudança no trânsito da região da Praça da Liberdade. Com show de drones, luzes e projeções, apresentações musicais, programação infantil, cozinha mineira, cortejo carnavalesco, grupos afros e DJs, a Virada da Liberdade é realizada pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Além dos espaços Alamedas (Praça da Liberdade) e Lounge Liberdade (Palácio da Liberdade), artistas de diversos estilos se apresentarão em dois palcos: o Minas, anteriormente previsto para ser montado na avenida Cristóvão Colombo, mas que agora ficará posicionado na avenida Brasil para facilitar o fluxo das pessoas, e o Gerais, localizado na Alameda dos Despachos (Praça José Mendes Junior).

Programa Arrumação

O Programa Arrumação integra ações de difusão e valorização das culturas populares mineiras há 35 anos. Com apresentação do artista Saulo Laranjeira, o Arrumação traz um evento inédito que percorrerá três cidades de Minas com convidados muito especiais. Todo o evento com entrada gratuita, a realização do Instituto Sociocultural Valemais, apoio Laranjeira Produções e patrocínio Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). A jardineirinha iniciou sua viagem pelas estradas de Minas na cidade de Carbonita no dia 21 e no dia 23 visitou Pedra Azul, cidade natal de Saulo Laranjeira Pedra Azul. Fechando a turnê com chave de ouro na capital mineira no Parque Lagoa do Nado a partir das 9h no sábado (30), com as seguintes atrações: Saulo Laranjeira , Sérgio Santos, Mirianês Zabot, Rubinho do Vale, Saldanha Rolim, Banda Conecto Acid Jazz, Alexandre Da Mata & The Black Dogs. A principal missão do programa é celebrar a cultura regional mineira, na sua diversidade através de eventos/festejos tradicionais abertos ao público nas suas mais diversas vertentes, desde culturas populares, teatro, e música local, regional e nacional.

“Viva Ópera”

Orquestra, solistas, dançarinos e coral executando trechos de nove das consideradas mais importantes óperas italianas. Esse foi o “Viva Ópera”, espetáculo que lotou o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e será exibido, pela primeira vez, na TV aberta. O programa Harmonia, da Rede Minas, mostra na íntegra, a apresentação que reuniu peças como “La Traviata”, “Aida”, “Madame Butterfly” e “O Barbeiro de Sevilha”. O programa vai ao ar no sábado (30), às 22h. A montagem da Fundação Clóvis Salgado teve concepção e direção cênica do argentino Pablo Maritano e direção musical e regência da maestra Ligia Amadio. A execução é da Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais, cantores solistas e bailarinos do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e um elenco formado por vozes do Brasil e do mundo. “Viva Ópera” também pode ser visto no site redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay.

Especial sobre Yara Tupynambá

Yara Tupynambá é uma das mais consagradas mineiras nas artes plásticas. Nascida em Montes Claros, no Norte do Estado, ela levou seu trabalho para galerias do País e do mundo. A Rede Minas encerra 2023 com uma homenagem especial à artista, que tem mais de 70 anos de carreira. A emissora pública mineira produziu um documentário que resgata sua história, mostra pinturas e peças e traz depoimentos de diversos artistas plásticos. O Especial Rede Minas Yara Tupynambá vai ao ar no domingo (31), às 21h, pela Rede Minas, site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Argentina”, de Carlos Saura

A TV Cultura exibe no domingo (31), às 23h, na faixa Cine Cult, o documentário inédito “Argentina”, do diretor espanhol Carlos Saura. A produção explora o universo da cultura argentina, mostrando a variedade presente na música e na dança. O longa explora a profunda magia da música popular e adentra o folclore argentino em um passeio fascinante pelo passado, presente e futuro. O encontro do diretor com alguns dos maiores artistas e grupos da Argentina e com o rico repertório do gênero permite ao espectador uma visão particular de uma arte que tem a idade dos povos que lhe deram origem, criando assim um documento cultural para o futuro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas