Fatores como tarifa, segurança e app contam na escolha do banco

No setor bancário, instituições financeiras se diferem em termos de taxas, serviços oferecidos, atendimento ao cliente, reputação, conveniência. Mas, os critérios que os brasileiros levam em consideração na hora de escolher o melhor banco vão além. Há quem leve em conta a segurança, preze pela interface do app ou até mesmo as tarifas cobradas por cada serviço.
De acordo com uma pesquisa da plataforma Akamai Technologies em parceria com o hub de inovação Cantarino Brasileiro, de 1,4 mil pessoas entrevistadas, 47%, ou seja, quase metade, consideram a segurança como um fator crucial na hora de selecionar banco. Isso implica na busca por instituições financeiras que proporcionem confiança e uma experiência sólida aos correntistas.
A pesquisa mostra também que 28% dos participantes apontaram que a segurança dos dados se posiciona como o critério primordial ao escolher o banco principal. Esse dado, aliás, ressalta a crescente conscientização dos consumidores sobre a importância da proteção para evitar fraudes.
Setor precisar focar na ampliação da segurança digital, incluindo apps
Para os participantes do levantamento, a clonagem de cartões é a forma mais comum entre as fraudes, afetando 52% dessas pessoas. Essa constatação destaca as lacunas enfrentadas pelo setor bancário no ambiente de segurança digital e a necessidade de estratégias para redução e combate de ameaças. Enquanto isso, a experiência de enfrentar algum tipo de fraude é uma realidade significativa para 28% dos entrevistados.
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O diretor Geral da Akamai Technologies para a América Latina, Claudio Baumann, diz que é vital a importância da segurança digital como um requisito fundamental para o sucesso e a confiança no setor bancário.
Ele enfatiza a necessidade de estratégias proativas por parte das instituições para aumento da segurança digital. Segundo ele, essa prática representa um diferencial competitivo que influencia diretamente a satisfação do cliente e a reputação da instituição em um mercado financeiro cada vez mais digitalizado.
Desafios e respostas para os canais digitais
Diante das preocupações com a segurança, os consumidores estão adotando medidas proativas. Conforme revelado na pesquisa, 81% dos entrevistados optam pela biometria ou reconhecimento facial, enquanto 76% implementam a autenticação de dois fatores. Essas escolhas indicam uma consciência crescente sobre a importância da segurança digital, resultando na busca ativa por métodos avançados de proteção.
Open finance: facilidade e segurança
Para 29% dos entrevistados, usar o Open finance parece ser fácil e seguro para realizar transações financeiras, mostrando que os clientes querem praticidade e segurança associadas a esse novo modelo de lidar com dinheiro.
Mesmo que mais pessoas estejam começando a usar o Open finance, esse número ainda é baixo. Apenas 26% das pessoas entrevistadas estão utilizando, mas esse percentual é o dobro do ano anterior. A ideia tem atratividade, mas o conhecimento a respeito ainda é limitado.
Criptomoedas: percepções e desconfianças
Para 87% dos entrevistados, usar os apps e sites dos bancos on-line faz com que elas se sintam seguras. Sobre investir em criptomoedas, ainda há muitas pessoas que consideram isso inseguro. Um total de 26% das pessoas entrevistadas não se sente confortável em investir em moedas virtuais.
Mesmo com a visibilidade que as criptomoedas vêm adquirindo, ainda não parece haver apetite para sua utilização para a maioria dos clientes dos bancos, informou a pesquisa.
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