Empresa em Uberlândia promete revolucionar logística do agronegócio

O setor logístico a serviço do agronegócio passará por uma revolução sustentável nos próximos anos, e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vem se destacando por abrigar empresas com essa proposta. A cidade mineira tem se tornado um importante polo de inovação no Brasil, com soluções que unem tecnologia, produtividade e sustentabilidade.
Neste sentido e com a proposta de se tornar pioneira no segmento agronegócio, a empresa Linardi e Almeida está desenvolvendo a primeira operação logística, mundialmente comprovada, 100% movida à energia solar. Trata-se do projeto “Frota Solar”, que se propõe a estudar, desenvolver e adaptar veículos elétricos de forma que emitam menos poluentes.
E nesta quarta-feira (26), o projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2021, iniciou sua terceira etapa, desta vez, com a missão de superar os resultados obtidos até agora.
Durante a primeira fase, que ocorreu até junho de 2022, foi evitada a emissão de mais de 1,4 toneladas de CO2. A primeira operação bem-sucedida foi realizada em Uberlândia em parceria com a farmacêutica Bayer, onde se desenvolveu a primeira van elétrica do projeto. Já na segunda fase, entre junho daquele exercício e julho do ano passado, a operação se deu a partir de um novo modelo de van elétrica, que superou expectativas ao evitar a emissão de cerca de 1,9 toneladas de CO2.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para o sócio da Linardi e Almeida, Felipe Soncino Linardi, a mobilidade elétrica representa o futuro e a empresa soube identificar, há quatro anos, esse potencial. “Iniciamos com um carro Chevrolet Bolt, mas rapidamente percebemos a necessidade de uma van para nossas operações. Foi assim que começamos a utilizar a van elétrica em parceria com a Bayer, mostrando a viabilidade dessa tecnologia”, pontua.
Linardi revela que a empresa está comprometida com a expansão dos projetos de frota solar e pretende alcançar operações 100% sustentáveis até 2026.
Empresa monitora com frequência eficiência das operações

O projeto “Frota Solar” em Uberlândia é monitorado de forma a garantir eficiência e sustentabilidade nas principais operações em agronegócio da empresa: usina solar, carregador rápido e veículos elétricos.
Entre as principais mensurações estão:
1. No âmbito do sistema solar, a empresa mensura a energia gerada diariamente na própria usina, bem como a curva de potência de geração;
2. Em relação aos carregadores elétricos dos veículos, são monitorados o número de recargas, a energia utilizada em cada recarga e a duração de cada processo de carregamento;
3. Já na análise dos veículos elétricos, são coletadas informações como o odômetro, localização, dados sobre operador/motorista, velocidade média, eficiência de condução, acelerações e frenagens bruscas, e nível de bateria.
Ouça a rádio de Minas