Cemig suspende leilão de usinas por falta de interessados

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) suspendeu o leilão público que previa a transferência de exploração dos serviços de geração de energia elétrica das usinas Machado Mineiro, Sinceridade, Martins e Marmelos. O certame foi suspenso em função da ausência de apresentação de propostas de interessados em explorar as unidades geradoras de energia.
No leilão, estavam sendo ofertadas três Usinas Hidrelétricas (UHEs) e uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), todas localizadas em Minas Gerais, sendo: Marmelos, em Juiz de Fora; Martins, em Uberlândia; Sinceridade, em Manhuaçu; e a PCH Machado Mineiro, em Águas Vermelhas. De acordo com informações da companhia, as quatro unidades contam com potência instalada de 14,8 MW (megawatt).
A Cemig informou na nota, enviada ao mercado e aos acionistas, que reavaliará o projeto e reafirmou seu compromisso de perseguir a otimização do portfólio de ativos, sua eficiência operacional e a alocação de capital.
“A Cemig reitera o compromisso de manter os acionistas, o mercado em geral e demais interessados devida e oportunamente informados sobre este tema, nos termos da regulamentação aplicável e respeitadas as restrições constantes das normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e demais leis aplicáveis”, diz em trecho da nota.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O leilão da Cemig estava previsto para ocorrer na próxima quarta-feira (3/7), e o valor mínimo estimado para o lote seria de R$ 29,1 milhões. A empresa tinha como previsão em seu planejamento estratégico que os recursos, tanto o humano quanto o financeiro, fossem alocados prioritariamente em empreendimentos mais representativos para o parque gerador da companhia.
Ainda de acordo com informações da companhia, parte da energia produzida pelas usinas já está contratada por, pelo menos, 20 anos no Sistema de Cotas, agregando uma maior previsibilidade de receita aos possíveis investidores. A empresa, entretanto, não se pronunciou se divulgará uma nova data para o certame ou qual estratégia adotará de agora em diante para comercializar essas unidades geradoras de energia elétrica no Estado.
Ouça a rádio de Minas