Nanum faz investimento de mais de R$ 30 milhões em complexo na RMBH

Com investimentos de mais de R$ 30 milhões, a Nanum Nanotecnologia S.A. vai inaugurar em agosto deste ano seu complexo industrial, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), numa área de 20 mil metros quadrados, sendo em torno de 8 mil metros quadrados de área construída. O local vai abrigar seis laboratórios e três linhas de produção.
“Estamos crescendo ano a ano. Assim, a empresa estava precisando de mais espaço”, diz o CEO e sócio da empresa, José Fernando Contadini. Antes do complexo, a empresa estava instalada num espaço alugado na mesma cidade e passou a ter mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em novos nano óxidos metálicos, nanocompósitos, filmes finos e tintas especiais, a partir de 2021.
O sócio majoritário e presidente do conselho da Nanum, Ailton Ricaldoni Lobo, conta que a Nanum está no mercado há 16 anos. A empresa atua no setor de química fina e desenvolve e comercializa soluções baseadas em nanotecnologia. Entre o catálogo de produtos, podem ser encontradas nanopartículas metálicas, óxidos metálicos nano estruturados, nano estruturas de carbono e polímeros.

A empresa possui hoje um quadro com cerca de 30 pessoas, número que pode dobrar em um curto espaço de tempo em razão do investimento feito com recursos próprios, conforme Lobo. “Temos atualmente, cinco mestres e quatro doutores”, ressalta.
Com foco até então no mercado externo, com destaque para um grande cliente nos Estados Unidos, além de comercialização em países da África e da Europa, como a Suíça, Contadini ressalta que com o investimento no complexo, a Nanum vai poder diversificar produtos, bem como mercado, passando a ter presença no mercado doméstico. “Vendemos tecnologia e o nosso mercado tem sido praticamente B2B (empresa para empresa), queremos começar a vender no varejo”, diz.
A empresa tem expertise na produção de nanopartículas dispersas (dispersão magnética, de óxido de cério, óxido de grafeno e de nanoprata). As linhas de produtos da empresa atendem aos mercados de impressão digital de segurança, automobilístico e construção civil.
Um dos produtos de destaque da Nanum é a tinta magnética MICR (Magnetic Ink Character Recognition), que é usada no mercado de impressão de segurança, como por exemplo, para impressão de cheques para evitar a falsificação. As tintas MICR da empresa possuem formulação aquosa, de baixo impacto ambiental.
Com investimento, Nanum vai ampliar mix de produtos
O CEO diz que está previsto até o fim deste ano o lançamento oficial quatro produtos no mercado brasileiro, que já estão prontos e estão na fase de testes com alguns clientes. Entre eles, estão duas variações da linha de anticorrosivos, além da dispersão de óxido de grafeno e dispersão de nanoprata. “Serão vários produtos nos próximos anos”, destaca.
A inauguração do complexo da Nanum está prevista para o dia 21 do próximo mês e deve contar com a participação de várias autoridades. A hoje empresa surgiu como uma startup da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também passou pela Biominas.
Ouça a rádio de Minas