Intenção de lançamento de produtos pela indústria em Minas fica acima da média nacional

O Índice GS1 de Atividade Industrial em Minas Gerais teve alta de 1,1% em junho frente a maio deste ano, na série livre de efeito sazonal. O indicador mede a intenção de lançamento de produtos por meio dos pedidos de códigos de barras pelas empresas. Na mesma base de comparação, o resultado ficou acima do índice nacional, apurado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que registrou queda de 4,9%.
O índice mineiro também ficou acima do apurado na região Sudeste na comparação mês a mês, que registrou queda ainda maior que a do País (-9,6%). Nas demais comparações, o Índice GS1 no Estado oscilou. No sexto mês do ano, na comparação com mesmo período do ano passado, houve queda de 6,4%. Entretanto, no acumulado dos últimos 12 meses, há elevação de 21,6%.
A oscilação estadual acompanha o desempenho regional, com queda de 19,8% em relação ao mesmo intervalo de 2023 e alta de 16% nos últimos 12 meses. No Brasil, o índice GS1 também apresentou queda de 27% na comparação ano a ano e alta de 1,5% ao considerar o desempenho acumulado nos últimos 12 meses.
A CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Virginia Vaamonde, explica que a variação negativa observada no País em junho é justificada pela alta base de comparação do intenso lançamento de produtos intenso em junho de 2023.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“A visão para os próximos meses é de que se tenha um crescimento no lançamento de produtos, considerando que o terceiro trimestre concentra os lançamentos para as vendas de fim de ano”, disse. “A expectativa está voltada para as inovações de produtos que devem se intensificar no próximo período”, completa Vaamonde.
Intenção de lançamento de produtos por segmentos
No desempenho acumulado dos 12 meses, os segmentos que puxaram a alta nacional foram bebidas e alimentos, com incrementos de 39,7% e 28,6%, respectivamente, seguidos por produtos diversos (6,4%). As únicas quedas nessa base de comparação foram nos segmentos vestuário e acessórios (-7,5%) e têxtil (-3%).
Na comparação ano a ano, somente o segmento de bebidas registrou alta, de 28,6%. Todos os outros apresentaram quedas, na indústria têxtil, com -42,9% e de vestuários e acessórios, com -27,5%.
Na análise mensal na série livre de efeito sazonal, quem puxou a intenção de lançamento de produtos no País foi a indústria de produtos diversos, com expressiva alta de 94,5%. A maior queda foi registrada na indústria de alimentos, com -17%.
Ouça a rádio de Minas