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Faturamento da Alloyal cresce com diversificação dos produtos de fidelização

Expansão do mercado de programas de fidelidade e diversificação dos produtos são alguns dos motivos para expectativa positiva
Faturamento da Alloyal cresce com diversificação dos produtos de fidelização
A Alloyal tem desenvolvido diversos programas de fidelidade, estruturados conforme a demanda das empresas | Crédito: Divulgação Alloyal

A expansão do mercado de programas de fidelidade e a diversificação dos produtos estão contribuindo para o crescimento da Alloyal, startup com sede em Belo Horizonte. A empresa, considerada uma Loyalty Tech – empresa de tecnologia para soluções em programas de fidelidade -, projeta um faturamento de R$ 18 milhões em 2024, superando, assim, em 50% os R$ 12 milhões alcançados em 2023.

De acordo com o CEO da Alloyal, Aluísio Cirino, o mercado de fidelização vem crescendo no Brasil e a tendência é seguir firme. Assim, a empresa segue criando e personalizando serviços de fidelização para as empresas clientes, que passam a contar com seu próprio clube de benefícios.

Conforme o balanço da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o resgate de pontos e milhas pelos participantes subiu 18,3% em 2023, na comparação com 2022. Só no último trimestre de 2023, o faturamento das empresas de fidelidade aumentou 13,6%, chegando a R$ 4,8 bilhões no período.

Também cresceu a quantidade de cadastros nos programas. Ao fim de 2023, eram 312,5 milhões, ou 5,4% a mais que em 2022. Já as transações realizadas pelos participantes de programas se elevaram em 9,7% na mesma comparação. A taxa de breakage (pontos/milhas expirados) atingiu seu menor patamar desde 2020, com 13,1% ao término de 2023.

“O mercado de fidelização tem crescido e muitas empresas têm se interessado em implantar os projetos. Quando uma empresa investe em formas de fidelizar os clientes, há uma melhoria nos ganhos”.

Programas de fidelização ajudam a ampliar resultados

Ainda conforme Cirino, quando as empresas investem em programas de fidelização há melhoria em dois indicadores fortes. O primeiro é no índice de vendas, onde a empresa consegue ampliar os negócios com os clientes. “Cerca de 85% das pessoas preferem fechar negócio com empresas que têm programas de fidelidade”.

O segundo ponto de melhoria é a maior retenção dos clientes. “O programa de fidelidade passa a ser um motivo grande e de forte impacto na decisão do consumidor em se manter como cliente”.

Com o mercado em franca expansão, a Alloyal tem desenvolvido diversos programas de fidelidade, estruturados conforme a demanda das empresas. Além dos cartões de desconto, há opções de fidelizar os clientes com cash back e acúmulo de pontos, onde é possível trocar por produtos, serviços ou cupons para participar de sorteios especiais.

“Temos algumas formas de entregar esse programa de fidelidade. Por meio por clube de descontos, cash back ou os dois juntos. Entregamos também programas de pontos que podem ser trocados por recompensas. Nesse novo momento do mercado de fidelidade, onde as pessoas se importam com exclusividade, ter um programa de pontos atrelados a recompensas faz muito sentido quando são recompensas exclusivas, algo que não se pode comprar. Isso atrai muito o consumidor”, explicou.

Crescimento

Hoje, conforme Cirino, a Alloyal tem mais de 1 mil clientes em todo o País. Com o mercado aquecido e os diversos produtos trabalhados, em 2023 a empresa registrou um faturamento de R$ 12 milhões, valor que deve crescer 50% em 2024 e atingir R$ 18 milhões.

A atuação da empresa é variada, atendendo, assim, cerca de 19 segmentos. Entre os mais de 1 mil clientes estão clubes de futebol, seguradoras, conselhos de classes, bancos, empresas de RH, sindicatos, provedores de internet, planos de saúde e funerários, jornais, entre outros.

A Alloyal conta com uma base de 5 milhões de usuários. Ao todo, são 25 mil estabelecimentos cadastrados no País, entre lojas físicas e online, restaurantes, postos de combustível, passagens aéreas, entre outros.

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