Férias de julho lotam hotéis de lazer em Minas Gerais

As férias de julho estão movimentando os hotéis de lazer de Minas Gerais. Este ano, a taxa média de ocupação cresceu cerca de 10% frente a julho de 2023 e está em cerca de 88%. Além dos investimentos feitos pela rede hoteleira em atrações, gastronomia e estrutura, a alta do dólar e das passagens aéreas também têm contribuído para que os turistas busquem destinos mineiros para curtirem as férias.
Conforme o presidente da Associação Mineira de Hotéis de Lazer (Amihla), Alexandre Santos, os turistas têm buscado, principalmente, os hotéis de alto padrão. Neste nicho, a taxa de ocupação nas férias de julho está cerca de 12% maior que em igual período de 2023. em algumas unidades, segundo Santos, a taxa de ocupação está em 100%.
Em média – considerando o alto luxo e os hotéis de preços mais acessíveis – a demanda está 10% maior, com uma taxa de ocupação em torno de 88%.
“Este ano, a expectativa é que a demanda pelos hotéis, em julho, fique maior que em 2023 em cerca de 10%. Nós estamos com algumas das unidades com taxa de ocupação em 100%”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Santos destaca que houve uma mudança do perfil de consumo nas férias de julho, com os consumidores buscando mais pelos hotéis de alto padrão e resorts.
“Esta bastante nítido que há uma certa mudança no perfil de consumo. Isso porque a maior taxa de ocupação está nos resorts, nos hotéis de alta padrão. Atribuímos esse movimento ao momento econômico atual, com o dólar mais alto. Quando isso acontece, há uma tendência de protelar as viagens internacionais, com os turistas preferindo opções internas, então, esse público se volta para os hotéis de luxo”.
Tarifas competitivas
Outro fator que tem atraído os turistas são as tarifas competitivas. Segundo Santos, apesar dos hotéis terem corrigido as tarifas, os reajustes ficaram abaixo do aumento dos custos gerais dos hotéis. Assim, ainda se mostram atrativas para os hóspedes.
“Os hotéis estão com tarifas atrativas, competitivas e empregando novas ações para atrair turistas. Minas Gerais tem crescido acima da média no turismo e a nossa rede de hotéis tem evoluído muito rapidamente. Isso é mais um atrativo para que o turista fique ou venha para Minas Gerais”.
Hotéis investem em festas juninas para as férias de julho
Para atrair os turistas, os hotéis de lazer, conforme Santos, têm investido nas atrações, na gastronomia, estrutura e atendimento. Uma das atrações que tem feito sucesso agora em julho são as festas juninas.
“Para atender a demanda dos clientes, os hotéis têm diversificado as atrações de entretenimento, feito melhorias de espaço físico e apostado nas atrações gastronômicas. Este ano, a grande tendência são as festas juninas. Muitos hotéis têm explorado essa opção com programações diversas incluindo, por exemplo, grupos de danças juninas, construindo cidades matérias, oferecendo um cardápio junino”.
Entre as regiões mais procuradas, conforme Santos, o turismo de Minas Gerais é muito variado e atende a diversos estilos. No que se refere ao turismo de lazer, a maior parte da demanda fica em um raio que vai de 200 quilômetros a 250 quilômetros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Ouça a rádio de Minas