Diário do Comércio e CIEE incentivam jovens a ler sobre economia

Criada a partir de uma parceria entre o Diário do Comércio e o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE / MG), a campanha “A Voz do Jovem” tem como objetivo incentivar a leitura de informações sobre mercado, economia e negócios que possam, de alguma forma, ajudar os jovens na preparação, qualificação e inserção no mercado de trabalho.
A campanha – dedicada aos estudantes regularmente matriculados ou egressos do ensino médio, técnico, bem como alunos de cursos de graduação do ensino superior em todo o Estado de Minas Gerais – também busca envolvê-los em reflexões sobre temas de interesse e, a partir das matérias lidas, expressar seus próprios pontos de vista, reproduzindo-os em texto, áudio e vídeo.
Para isso, o desafio era escolher um dos temas eleitos pelos jornalistas do jornal Diário do Comércio, disponíveis no regulamento relacionados às áreas de negócios, economia, política ou conhecimentos gerais.
Para concorrer, o candidato participante do desafio deveria preparar um conteúdo em formato de artigo com até 1.250 palavras ou audiovisual (vídeo ou áudio) com duração máxima de cinco minutos.
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De acordo com o superintendente executivo do CIEEMG, Kleber de Castro Colomarte, incentivar os estudantes a uma leitura crítica da economia é fundamental para a construção de um futuro próspero tanto para ele como para as próprias empresas.

“’A Voz do Jovem’ nasceu de conversas entre o Yvan (diretor-executivo do Diário do Comércio e diretor vice-presidente do CIEEMG) e eu sobre a necessidade de ouvirmos mais os jovens. A campanha é uma tentativa de mostrar a eles que a formação para o mundo do trabalho exige mais do que o aprendizado técnico, é necessária uma formação ampla, que inclua a capacidade de ler e interpretar diferentes tipos de textos para uma tomada de decisão positiva. Isso implica, também para as empresas, um estagiário e futuro colaborador mais consciente e produtivo”, explica Colomarte.
Apesar de mais de 350 jovens terem se inscrito, poucos entregaram o trabalho e, por isso, o concurso não terá vencedores declarados. Ainda assim, os que entregaram terão o reconhecimento, de uma forma ainda a ser definida, dos idealizadores e das empresas apoiadoras. A expectativa é que a próxima edição da campanha seja realizada em 2025.
“Teríamos uma premiação, mas a falta de volume impede que o julgamento seja realizado. Essa ‘não resposta’ dos jovens nos diz muita coisa sobre o perfil dessa geração tão fortemente impactada pela pandemia, que atingiu sobremaneira todo o seu período de ensino médio. Esses jovens têm uma grande dificuldade de comunicação e concentração. Preferem o vídeo ao texto e uma grande dificuldade de obedecer comandos. Então vamos refletir sobre esses resultados e ajustar a campanha para o próximo ano”, pontua o superintendente executivo do CIEEMG.
Para o diretor do Diário do Comércio, Yvan Muls, a missão do Diário do Comércio junto aos jovens, parte da própria relação histórica do jornal com o CIEE, desde a fundação da entidade em Belo Horizonte, há mais de 40 anos.
“Quando eles começaram, houve uma compreensão imediata da importância do propósito do CIEE na formação dos futuros trabalhadores e, com isso, no fortalecimento da economia do Estado, por parte do Diário do Comércio. São propósitos convergentes de olhar a formação dos jovens para o mercado de trabalho e de contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado a partir dos agentes econômicos. O Diário do Comércio pode contribuir enormemente para que o jovem se situe quanto à realidade da economia e também sobre oportunidades quanto aos setores e territórios, através de uma curadoria feita pelo jornal nesse volume absurdo de informações que chega aos jovens diariamente”, destaca Muls.

Segundo a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, a iniciativa está alinhada com o Movimento Minas 2032 – pela transformação global (MM2032). Liderado pelo Diário do Comércio, o MM 2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2015.
“A Voz do Jovem” se conecta diretamente a, pelo menos, quatro ODS:
- Objetivo 4. Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
- Objetivo 8. Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
- Objetivo 10. Redução das desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
- Objetivo 17 – Parcerias e meios de implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
“Ao levar o conteúdo do jornal para os jovens do CIEE, falamos sobre a economia clássica e também sobre a nova economia, as tendências, os movimentos socioeconômicos que estão acontecendo. Temos no MM 2032 um grupo de trabalho “ODS na educação”, que leva os ODS para a educação e para fazer parte do conteúdo. Então, a campanha tem um grande alinhamento com o movimento porque conversa com o nosso propósito de, por meio de um jornalismo transformador, contribuir também para a formação dos futuros líderes. É um desafio e uma necessidade incentivarmos uma leitura importante em um mundo onde se lê cada vez menos e de forma tão superficial”, avalia Adriana Muls.
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