Negócios

Com novas tecnologias e diversificação de rotas, Buser quer aumentar faturamento em 10% neste ano

Completando sete anos de operação, empresa chegou à marca de 12 milhões de clientes cadastrados; são transportados cerca de 20 mil passageiros por dia, 530 por hora
Com novas tecnologias e diversificação de rotas, Buser quer aumentar faturamento em 10% neste ano
Ações adotadas em 2023, como otimização de processos e ajustes de cursos, estão entre os fatores que irão promover a expansão do faturamento da Buser | Crédito: Divulgação Buser

A Buser, plataforma de viagens de ônibus, chegou a marca de 12 milhões de clientes cadastrados. Conhecida por revolucionar o mercado de transporte rodoviário no Brasil, a empresa, que completa em 2024 sete anos de operação, pretende alavancar os resultados de faturamento em 10% frente a 2023. Para isso, mantém investimentos no aprimoramento de tecnologias, na diversificação das rotas e na parceria com empresas de transporte. 

Conforme o cofundador da Buser, Marcelo Vasconcellos, as expectativas em relação a 2024 são positivas e a empresa vai registrar crescimento nos resultados. Ações adotadas em 2023, como otimização de processos e ajustes de cursos, estão entre os fatores que irão promover a expansão do faturamento. 

“Vamos terminar 2024 maiores. A ideia é crescer pelo menos 10% na comparação com 2023 – e com sustentabilidade financeira, mesmo praticando preços até 50% mais baixos do que o mercado costumava oferecer. O ano de 2023 foi nosso primeiro em que não focamos em crescimento, mas sim em otimização de processos internos e ajustes de custos, para ganhar eficiência. Os frutos colhemos no mesmo ano, com a operação começando a se sustentar, e ao longo deste ano estamos trabalhando para sustentá-los, só que retomando a ampliação”. 

Ainda segundo Vasconcellos, além de um faturamento maior, a empresa também vem registrando resultados positivos no cadastro de usuários, no número de passageiros transportados e também em parcerias.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Marcelo Vasconcellos
Vasconcellos: vamos terminar 2024 maiores. A ideia é crescer pelo menos 10% na comparação com 2023 | Crédito: Divulgação Buser

“Chegamos ao nosso sétimo ano de operação fazendo história e acumulando bons números. Nossa plataforma, que começou em julho de 2017 com apenas uma página no Facebook antes de virar um app, acaba de chegar à marca de 12 milhões de clientes. Por dia, chegamos a ajudar a transportar 20 mil clientes – o que equivale a 530 passageiros por hora”.

Quanto às parcerias firmadas, hoje são cerca de 350 empresas, tanto do segmento de fretamento como das viações de linhas fixas, que revendem passagens junto à Buser. Conforme Vasconcellos, durante a alta temporada, são mais de 1 mil ônibus rodando em parceria com a empresa.

Crescimento

Para manter os negócios em alta, há investimentos constantes na plataforma, a fim de garantir apoio ao cliente que utiliza a ferramenta. Atualmente, a Buser está presente em todo o País, seja com o fretamento colaborativo, que é o serviço de intermediação de grupos pelo aplicativo, ou com a revenda de passagens.

No fretamento, a região Sudeste do País é a que apresenta maior demanda. Minas Gerais é o segundo maior estado em atuação, com mais de 2,2 milhões de clientes e mais de 100 cidades atendidas – incluindo dezenas de rotas que não têm ligação direta por empresas de rodoviária.

“Estamos sempre investindo na nossa plataforma, que conta com uma infinidade de tecnologias que vão desde o uso da Inteligência Artificial para dar apoio aos viajantes, antes e depois da viagem, e também em machine learning, para ajudar na otimização de rotas e distribuição de passageiros. A Buser pretende continuar expandindo sua atuação no fretamento, seja em números de grupos, seja em cidades atendidas, acompanhando a demanda do usuário”.

Vasconcellos destaca que para ampliar as rotas e escolher as cidades há um mapeamento de demanda e também é analisado o feedback dos usuários. Assim, quanto maior a procura, maior será a ampliação da oferta do serviço. 

Demanda durante as férias de julho ajudam a impulsionar resultados da Buser

Com preços mais acessíveis e várias rotas disponíveis, em 2024 a Buser registrou o melhor mês de julho da história. Impulsionada pela demanda de férias, o faturamento do mês cresceu mais de 30% e também foi registrado o melhor resultado de faturamento do canal de revenda de passagens, feito em parceria com empresas de rodoviária.

“Em termos de movimento, estamos animados. Julho foi um mês ótimo para a Buser. Alcançamos o melhor resultado da nossa história no modelo de revenda de passagens em parceria com empresas de linha, aquelas que atuam na rodoviária, com crescimento de 40% em comparação com o mês anterior”.

Atualmente, as revendas de passagens em rodoviárias já representam mais de 20% do faturamento total da Buser.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas