Conheça a plataforma VaiPraConta, que ajuda usuário a criar reserva financeira

Ter uma reserva financeira é importante para atender contratempos, mas a maioria dos brasileiros tem dificuldades em constituir estas economias. Com investimentos próximos a R$ 100 mil e com o objetivo de criar uma reserva financeira para os usuários, utilizando a captação e o investimento de pequenos valores que muitas vezes passam despercebidos, foi criada a Plataforma VaiPraConta.
Conforme o fundador da VaiPraConta, Nilton Rocha, a motivação para o desenvolvimento da plataforma veio após análises de mercado. Dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostram que mais de 60% dos brasileiros não conseguem poupar, afetando, assim, cerca de 100 milhões de pessoas. A falta de uma reserva, em emergências, acaba levando as pessoas ao descontrole financeiro e acúmulo de dívidas e frustração.
“A ideia de criar a plataforma surgiu a partir da observação de que a maioria das pessoas não consegue economizar para realizar um projeto. Há também a crença de que com pequenos valores não é possível se criar uma reserva. Isso acontece principalmente com pessoas das classes C e D, que são o nosso público-alvo. Então surgiu essa ideia para quebrar paradigmas”, explicou.
Captação de pequenos recursos forma reserva financeira
Para enfrentar o desafio e também estimular que as pessoas criem essas reservas, a estratégia da VaiPraConta utiliza a captação e o investimento de pequenos valores, como trocos que passam muitas vezes despercebidos. Assim, as ações acontecem de três formas. A primeira é através do cashinvest, ou seja, um cashback aplicado a pagamentos recorrentes, como assinaturas, mensalidades e financiamentos.
“No cashinvest quando o usuário da plataforma paga as contas recorrentes – como energia elétrica, plano de internet, proteção veicular, mensalidade escolar, plano de saúde – em dia, o que é bom para o mercado, o parceiro oferece o valor de retorno que é aplicado em forma de reserva financeira”.
Há também ganhos através de recompensas financeiras geradas a partir de compras no varejo com empresas parceiras da plataforma, gerando, assim, o cashinvest de consumo no varejo.
“Os nossos usuários ao comprarem em lojas físicas e on-line parceiras terão um cashback que é direcionado para investimento. Hoje, já contamos com cerca de 3 mil empresas parceiras e com atuação nacional. São grandes marcas Magazine Luiza, Netshoes, entre outros”.
Ainda em processo de desenvolvimento, haverá, em breve, o microinvestimento direto. Nesse caso, a captação do recurso para a formação de reserva acontece em lojas físicas parceiras – como padarias e farmácias – onde os trocos poderão ser transferidos como crédito para a conta do usuário na plataforma, sendo, também, transformado em reserva financeira.
No final do prazo, economia pode somar valor de três salários
“Nosso objetivo é que o usuário, através da captação dos cashbacks e direcionamento dos valores para investimentos, ao final do prazo, dependendo do plano, possa formar uma reserva financeira interessante. Em três anos, a estimativa é que com esses valores seja possível economizar o equivalente a três vezes o salário do usuário. Tudo isso, feito com um valor que muitas vezes não é percebido”.
As expectativas em relação aos negócios são positivas. A projeção é ampliar o número de usuários de forma gradual, chegando, assim, em cinco anos, com cerca de 250 mil usuários.
O uso da plataforma é gratuito e os planos variam de 12, 24 ou 36 meses. A monetização da plataforma ocorre através da cobrança de uma porcentagem sobre os valores dos cashinvest recebidos. “É importante ressaltar que como os valores ficam aplicados na plataforma, ao longo do tempo, essa taxa que monetiza a empresa, não é percebida pela usuária já que há rentabilidade dos valores depositados”.
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