Negócios

Conheça a Caipitoneira, a betoneira que prepara caipirinha

Grupo catarinense Menegotti resolver inovar no preparo de uma das bebidas mais tradicionais do Brasil
Conheça a Caipitoneira, a betoneira que prepara caipirinha
Batizada de “caipitoneira”, ela foi desenvolvida com tambor em inox polido e inspirada no modelo da betoneira mais vendida pela companhia: a 400L Rental | Crédito: Reprodução Instagram Oficial Menegotti

A betoneira é uma máquina comumente usada na construção civil para preparar a mistura de materiais como cimento, areia, água e pedra com o objetivo de produzir concreto. Acontece que o mercado de eventos acabou impulsionando para a inovação e geração de um novo produto no grupo catarinense Menegotti. Eles criaram uma betoneira específica para o preparo de uma das bebidas mais tradicionais no País: a caipirinha.

Batizada de “caipitoneira”, ela foi desenvolvida com tambor em inox polido e inspirada no modelo da betoneira mais vendida pela companhia: a 400L Rental, de 400 litros. Com o mesmo sistema de funcionamento, porém com capacidade de 15 litros, ela é própria para o preparo de drinks e bebidas. E assim como os tradicionais produtos da empresa, consta no catálogo de vendas.

“A princípio criamos para nós mesmos levarmos em eventos, feiras, emprestávamos para clientes ou fazíamos eventos dentro da própria empresa. Acontece que o sucesso foi tão grande que resolvemos produzir para comercializar”, comenta o gerente comercial de vendas nacionais da empresa, Felipe Francener.

Na Maq Sales Representações, empresa que representa o grupo há 25 anos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMNH), localizada em Betim, o produto é mais vendido para locadoras de máquinas e equipamentos. “Não é comum vendermos para o consumidor final, as empresas de aluguel de máquinas são nossos maiores clientes”, comenta Pedro Sales, um dos sócios da Maq Sales Representações.

De acordo com ele, os clientes das empresas de aluguéis alugam a caipitoneira para objetivos variados. Desde promotores de eventos, restaurantes e buffets para fazerem drinks em maiores volumes até, como ele relembra, para o preparo de comida em maior quantidade como o pão de queijo já que é um misturador.

Entretanto, Sales conta que a experiência com a iguaria mineira não foi bem-sucedida, mas garante que o cliente quis o produto para esta finalidade. “Como não tinha tampa e a capacidade é de 15 litros, ficou pequeno e inadequado para o objetivo”, diz.

A fabricante não revela quantas caipitoneiras já foram vendidas no País e no Estado até hoje, já que o produto foi lançado em 2023. Entretanto, contam com parceiros comerciais para a venda da novidade em todo o mercado nacional. O valor da máquina gira em torno de R$ 5 mil a 6 mil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas