Finanças

Consórcio Porto Bank vê potencial para crescer no mercado de Minas Gerais

Crescimento registrado no primeiro semestre deste ano no Estado é superior à média nacional da empresa, que foi de 27%
Consórcio Porto Bank vê potencial para crescer no mercado de Minas Gerais
Foto: Reprodução Pexels

O consórcio do Porto Bank, do Grupo Porto, vê grande potencial de crescimento em Minas Gerais no mercado de consórcios, ainda dominado pelos bancos, afirmou o diretor executivo de Soluções de Acúmulo da empresa, Carlos Gondim. As vendas do Porto Bank cresceram 49% no Estado no primeiro semestre deste ano, enquanto o mercado de consórcios mineiro registrou alta de 9%.

A alta das vendas da empresa em Minas foi maior do que seu desempenho na média nacional, que registrou aumento de 27% na primeira metade de 2024. No ano passado, as vendas em território mineiro subiram 84% em relação ao ano anterior.

“Minas como um todo é um mercado que tem uma participação muito grande dos bancos. Tem um potencial de crescimento grande que está vindo de fora (do setor bancário), de outras fontes, outras alternativas, isso tem nos ajudado a impulsionar esse crescimento”, avalia Carlos Gondim.

Carlos Gondim
O diretor executivo de Soluções de Acúmulo do Porto Bank, Carlos Gondim, aponta uma maior diversificação na faixa etária de clientes | Crédito: Divulgação Porto Bank

O diretor acredita que a demanda do Estado continuará em crescimento à medida que o consumidor comum obtenha mais conhecimento sobre a modalidade de compra, com entendimento dos benefícios e das administradoras, pelo histórico, flexibilidade de planos e taxa de contemplação. “Esse conhecimento impulsiona o crescimento”, disse.

O Porto Bank aposta na disseminação do conhecimento desse tipo de solução financeira, não somente para alcançar mais consumidores, como também para estimular o uso do consórcio como uma forma da população constituir bens.

No segundo trimestre deste ano, a carteira administrada pela empresa cresceu 37% em Minas Gerais em comparação ao mesmo período do ano passado. “O que a gente fez foi acelerar nosso crescimento, trazendo novidades, novas soluções, simplificando as formas de contratação, dando mais flexibilidade de planos, isso tem ajudado a um crescimento de forma consistente ao longo dos últimos quatro anos”, aponta Gondim.

A empresa aproveita o fato de constituir um grupo empresarial com um braço importante no segmento de seguros, onde é mais conhecida, para aproximar, por meio do consórcio, o relacionamento dos corretores com os clientes. Principalmente em um cenário de juros elevados, em que o financiamento torna-se uma alternativa onerosa ao consumidor.

“Quantas pessoas que mantêm o seu carro assegurado pela Porto não trocam os carros de tempos em tempos? Quantos se beneficiariam de fazer um consórcio pra já começar a planejar a troca do veículo?”, questiona Gondim. “O legal do consórcio é que ele permite não só sonhar, mas já começar a executar sua próxima aquisição”, completa.

O diretor do Porto Bank destaca ainda que a empresa tem observado ao longo dos últimos anos uma maior diversificação da faixa etária na carteira de clientes, com uma entrada maior do público jovem. “Hoje temos clientes de todas as faixas (de idade), desde mais tradicionais, até mais recentes, que estão conhecendo agora mais jovens. Esse movimento começou de forma mais acelerada em automóvel, mas começou também em imóvel”, pontua Gondim.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas