BH recebe mais uma edição da Semana Internacional do Café; veja novidades

Um dos principais eventos da cafeicultura mundial, a Semana Internacional do Café (SIC), em 2024, será de 20 a 22 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte. O evento reunirá produtores, especialistas e investidores nacionais e internacionais do setor. Sempre discutindo as tendências, inovações e rumos da cafeicultura global, este ano, o tema central do evento será “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”.
Conforme os dados do Sistema Faemg Senar, são esperados mais de 20 mil participantes na SIC, vindos de 40 países. O objetivo do evento é estabelecer conexões, explorar as últimas inovações tecnológicas e realizar transações comerciais. Este ano, a SIC contará com mais de 100 estandes dedicados a degustações de cafés especiais, além de insumos e vários outros produtos mineiros.
Durante os três dias do evento, que ocorre anualmente na capital mineira, profissionais e empresários do setor terão acesso a uma programação ampla envolvendo o mundo do café. São diversas opções de workshops, palestras, degustações, conversas e premiações. O evento também é um importante momento onde a cadeia cafeeira pode compartilhar conhecimento, descobrir tendências, fazer negócios e fortalecer parcerias.
SIC terá concurso de qualidade do café
Além da troca de experiência e acesso às novidades do setor, a SIC também é palco de um dos mais importantes concursos de café do País, o Prêmio Coffee Of The Year (COY). Criado em 2012, o certame reúne os melhores cafés do Brasil e elege os grandes destaques do ano.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A cada edição são reconhecidos os melhores produtores de café arábica e canéfora. A premiação é importante por incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento da produção brasileira. Além disso, é uma ótima oportunidade para a divulgação das origens, além de valorizar as boas práticas de cultivo, a conquista de novos mercados, a agregação de valor ao produto e, consequentemente, a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. A premiação do concurso será realizada no dia 22 de novembro.
Cupping de Cafés Diferenciados é uma oportunidade para negócios e agregação de valor
Na SIC, outro momento oportuno para os produtores, onde a realização de negócios é estimulada, será a 3° edição do Cupping & Negócios de Cafés Diferenciados. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o evento é uma oportunidade para os produtores fecharem negócios e se conectarem diretamente com compradores nacionais e internacionais.
Conforme a CNA, o principal objetivo do Cupping é dar visibilidade aos produtores de cafés que possuem atributos de agregação de valor. Desta forma, o evento viabiliza o contato comercial, o encurtamento da cadeia produtiva e a diversificação dos canais de comercialização.
Em nota divulgada pela CNA, o assessor técnico da Confederação, Carlos Eduardo Meireles, explica que a iniciativa é uma vitrine para que os produtores de cafés possam mostrar as características que diferenciam seus produtos, como a tradição familiar, região de origem, certificações, entre outros.
“Muitas vezes esses produtores têm dificuldade de encontrar um comprador ideal e que esteja disposto a pagar por um café com qualidade superior e que proporciona ao consumidor uma experiência única, desde o aroma, sabor, até a forma como ele foi produzido, onde e por quem”, disse.
Ouça a rádio de Minas