Agronegócio

Festa das Rosas e Flores de Barbacena destaca potencial da produção em Minas

Barbacena, importante polo produtor, vai sediar evento desta quinta-feira (10) a domingo (13); festa é grande oportunidade para geração de negócios e divulgação do trabalho dos produtores rurais
Festa das Rosas e Flores de Barbacena destaca potencial da produção em Minas
Produtores de flores da região de Barbacena estão investindo constantemente em tecnologias e inovação | Crédito: Divulgação Sítio Candeias

Importante polo produtor de rosas e flores, Barbacena, na região Central de Minas Gerais, realizará a 52ª edição da Festa das Rosas e Flores. O evento, que tem o objetivo de promover a produção de flores na região, será de 10 a 13 de outubro, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes. Tradição da cidade, o evento destaca a produção local e é uma oportunidade para a geração de negócios.

A Festa conta com exposições, feiras e apresentações musicais. A entrada é gratuita mediante a entrega solidária de 1 quilo de alimento não perecível ou um brinquedo na portaria do festival.

O coordenador regional de Cultura da Emater-MG em São João del Rei, Carlos do Carmo Rodrigues, explica que a Festa das Rosas e Flores de Barbacena é um evento importante para divulgar o trabalho feito pelos produtores rurais da região. Após ser bastante prejudicada pela pandemia, a produção de flores na região se recuperou e vem crescendo.

“Durante a pandemia, a produção de flores foi muito prejudicada com o cancelamento dos eventos. Porém, os produtores diversificaram as formas de vendas, investindo também no online, e buscando novos mercados. Com isso, houve um ganho em visibilidade e, após a pandemia, a demanda aumentou e os produtores têm elevado a produção e estão muito satisfeitos”.

Festa divulga e estimula negócios

Conforme a Emater-MG, o evento reúne diversos produtores de flores e plantas ornamentais da região. A Festa é uma boa oportunidade para aumentar as vendas e promover as marcas. Rodrigues explica que os produtores investem constantemente em tecnologias e inovação, que são fundamentais para ampliar, cada vez mais, a qualidade das flores.

“Os produtores de flores da região estão cada vez mais preocupados com a qualidade. Eles estão sempre adotando novas técnicas e buscando as mais belas variedades de rosas no mundo para encantar os clientes”.

Na região atendida pela Unidade Regional da Emater-MG de São João del Rei (Uregi), os principais municípios produtores de flores de corte são Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Ressaquinha e São João del Rei.

Juntos, conforme a Emater, a produção anual nas cidades chega a aproximadamente 1,2 milhão de dúzias de flores. Além dos municípios, Tiradentes também se destaca na floricultura com uma produção de 30 mil vasos de orquídeas.

Produção de flores em Minas Gerais

Minas Gerais se destaca pela produção tanto de flores de corte como de vasos. Conforme os dados divulgados pela Emater-MG, em 2023, a produção de flores de corte chegou a 15,51 bilhões de dúzias. A estimativa para 2024 é chegar a 14, 3 bilhões de dúzias. Os principais municípios produtores de flores de corte no Estado são Andradas, Alfredo Vasconcelos, Jacutinga, Munhoz, Antônio Carlos e Barbacena.

Flores de Barbacena
Em Minas, produção de flores de corte chegou a 15,51 bilhões de dúzias em 2023, segundo Emater-MG | Crédito: Divulgação Sítio Candeia

Já a produção de flores envasadas chegou a 942.330 unidades em 2023, volume que deve chegar a 947.330 vasos em 2024. São destaques os municípios de Teófilo Otoni, Patos de Minas, Tiradentes, Itapeva e Nova Porteirinha.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas