Economia

Lojas Zema terá a primeira unidade em BH, no Barreiro, e prevê faturar R$ 1,5 bilhão

Com quase 50 anos de história, varejista tem expandido sua atuação nos arredores da Capital nos últimos anos e agora terá filial no Barreiro
Lojas Zema terá a primeira unidade em BH, no Barreiro, e prevê faturar R$ 1,5 bilhão
Rede já conta com unidades na RMBH, em cidades como Vespasiano, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Lagoa Santa e Juatuba | Crédito: Reprodução Redes Sociais

A rede de lojas Zema, do ramo de eletrodomésticos e móveis, com mais de 475 lojas espalhadas por seis estados brasileiros, estima faturar R$ 1,5 bilhão em 2024. Caso o valor se confirme, representará avanço de 15% em comparação a 2023. Em expansão, a companhia inaugurará sua primeira unidade em Belo Horizonte no dia 24 deste mês, gerando cerca de 20 postos de trabalho e marcando um momento importante de sua história de quase 50 anos.

A varejista mineira, que faz parte do Grupo Zema, tem expandido sua atuação nos arredores da Capital nos últimos tempos, abrindo filiais em várias cidades da região metropolitana (RMBH), como Vespasiano, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Lagoa Santa, Juatuba, entre outras. E agora chega ao principal município do Estado, ampliando as opções de compras para os consumidores. 

O local escolhido para abrigar o novo ponto de vendas foi o Barreiro, na avenida Sinfrônio Brochado. A escolha, conforme a empresa, decorreu do “comércio pujante e independente da região, com um perfil semelhante ao das praças onde a Zema já atua com sucesso”. 

Além de Minas Gerais, a rede está presente em São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul. Desde sua fundação, a companhia esteve focada em cidades menores. Apesar de estar chegando em Belo Horizonte, o gerente de Marketing do Grupo Zema, Bruno Ferreira, afirma que a expansão das lojas Zema continuam com foco no interior, nas regiões em que atuam. “(Uma nova unidade) na Capital dependerá de oportunidades de imóveis”, ressalta.

História de sucesso do Grupo Zema, dono da rede varejista

No ano passado, o Grupo Zema, que além do varejo, atua nas áreas financeira, de seguros, consórcios, concessionárias de automóveis e motocicletas, completou 100 anos. Ao todo, o grupo emprega, atualmente, 5.300 colaboradores em todos os negócios, dos quais aproximadamente 4.100 apenas em Minas Gerais.

A longeva trajetória de sucesso do grupo de Araxá, no Alto Paranaíba, começou quando a até então Casa Sport, a primeira empresa de peças, acessórios e produtos para automóveis da cidade, tornou-se revendedora oficial da Ford, em 1923. Dando mais um passo pioneiro, em 1936, o fundador, Domingos Zema, inaugurou o primeiro posto de combustível do município. 

Nos anos seguintes, ele agregou outras montadoras ao negócio. Em 1976, deu início à venda de eletrodomésticos, já sob a nova marca que carregava o sobrenome da família: Zema. No início da década de 1980, lançou o primeiro centro comercial araxaense. 

Depois disso e da entrada de sucessores da família, outros projetos viraram realidade, como a criação da AutoZema, concessionária Fiat, e a construção do Edifício Romeu Zema. Em 2013, quando chegou aos 90 anos, o grupo se constituiu como um dos maiores do Brasil.

O ano de 2018 foi considerado uma virada de chave para o Grupo Zema. À época, eles adotaram uma marca única, com design mais moderno, além de criarem novos braços operacionais. Em 2020, mesmo durante a pandemia, alcançou um faturamento de mais de R$ 1 bilhão.

Nos últimos anos, o grupo tem faturado cifras próximas a R$ 2,5 bilhões. Na esteira desse crescimento, um olhar mais cirúrgico para a ampliação, por exemplo, do e-commerce. Em entrevista ao veículo em outra oportunidade, o CEO do Grupo Zema, Romero Zema, que integra a quarta geração da família, disse que a empresa é centenária “com fôlego de 20”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas