UniBH auxilia MPEs que querem atuar no mercado internacional

Diversificar o mercado atendido é importante para as empresas e uma das oportunidades de expandir a atuação é através do comércio internacional. Entre as micro e pequenas empresas (MPEs), apesar do grande potencial para muitas, ingressar no comércio exterior nem sempre é fácil. Neste contexto, o UniBH, por meio do projeto de extensão Monitor Mercadológico de Risco Político e Geopolítico (MeRis), está disponibilizando assessoria para implementação de serviços de importação e exportação.
Dentro do MeRis, um dos serviços disponíveis para as empresas é o preComex, uma assessoria preliminar gratuita em importação e exportação. O serviço funciona como um núcleo de apoio contábil e fiscal e tem respaldo oficial da Receita Federal, da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG) e dos Correios.
Desde o início do projeto, em 2018, mais de 100 empresas já participaram. O projeto conta com a participação de alunos dos cursos da área de Direito e Gestão & Negócios do UniBH, incluindo Relações Internacionais, Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.
Conforme o professor de Relações Internacionais no UniBH, coordenador do preComex e do MeRis-UniBH, Leandro Terra Adriano, ao longo da assessoria, os empresários aprendem os caminhos e ferramentas necessárias para atuar no mercado internacional, seja para venda de produtos e serviços ou importação.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Setores
Os setores atendidos são variados, assim como os produtos trabalhados pelas empresas. No projeto já foram atendidas empresas do agronegócio – com exportação de café e produtos apícolas -, de artesanato, importação de placas fotovoltaicas, material de escritório, importação de roupas até atuação de uma livraria na Amazon.com. Além das empresas, também há atendimento para pessoas físicas.
“O nosso objetivo é auxiliar e assessorar gratuitamente pequenos e microempreendedores que desejam dar seus primeiros passos na expansão dos seus negócios para o mercado internacional. O negócio pode estar em qualquer fase de desenvolvimento, inclusive sendo apenas uma ideia, e não é obrigatório já ter CNPJ constituído para agendar um atendimento. Artesãos e pequenos agricultores podem, por exemplo, importar e exportar através de um CPF”, explicou Adriano.
Assessoria ajuda micro e pequenos empresários a diversificarem o mercado
O professor do UniBH destaca que o serviço – prestado por professores e estudantes – é importante para as empresas. Isso porque através do comércio internacional, as empresas podem diversificar o mercado e, quando possível, fortalece os negócios. Além disso, os alunos têm a oportunidade de aprender e se profissionalizar.
“O projeto tem grande importância para os micro e pequenos empresários. Com a assessoria eles têm acesso a uma variedade grande de informações que são essenciais para atuar no mercado internacional. É um serviço que, fora do projeto, tem custo alto e demanda muito tempo. O comércio exterior não é somente para as grandes empresas, todos podem importar e exportar e gerar renda com isso. Mas, as normas são complexas e muitas, por isso, a assessoria é importante”.
Dentre os tópicos trabalhados na assessoria estão as modalidades de pagamento no comércio exterior, tributações federais internacionais, normas de bagagem, pesquisas de mercado, entre outros. Este ano, o serviço estará disponível até 10 de dezembro. A assessoria é remota e acontece às terças-feiras, das 14h30 às 18h30. O agendamento acontece por email.
Ouça a rádio de Minas