Negócios

BeFly Minascentro deve fechar 2024 com crescimento de 22% na taxa de ocupação

Para 2025, espaço localizado no centro de Belo Horizonte já tem cinco grandes congressos confirmados; área de saúde é a que mais fecha contratos
BeFly Minascentro deve fechar 2024 com crescimento de 22% na taxa de ocupação
Prédio do Minascentro | Crédito: Leandro Mperez

Em 2024, o BeFly Minascentro, localizado no centro de Belo Horizonte, vem apresentando resultados positivos na realização de eventos. A expectativa é encerrar o ano com mais de 150 eventos, gerando, portanto, uma alta de 20% na taxa de ocupação. Entre as principais realizações, estão os diversos congressos nas áreas de saúde, tecnologia e inovação.

Conforme o CEO do Grupo Chevals – empresa administradora da unidade -, Jota Tomás, o resultado positivo na taxa de ocupação se deve à estrutura do BeFly Minascentro, que comporta diferentes tipos de eventos, atendendo a demanda que vai desde congressos até as feiras.

“O BeFly Minascentro tem como diferencial ser um espaço multiúso e, por isso, consegue atender aos diversos perfis, tamanhos e projetos. Neste cenário, podemos destacar os eventos empresariais, feiras de varejo e congressos técnicos-científicos como os de maior demanda”.

Entre as principais realizações estão os congressos, com cerca de 19 eventos ao ano. O BeFly Minascentro se consolidou como referência, principalmente, na área de saúde, realizando oito congressos. Somente no início do segundo semestre, por exemplo, foram quatro grandes encontros: Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, Congresso Nacional de Queimaduras, Congresso Internacional de Odontologia e o Congresso Brasileiro de Psicologia. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para a head de marketing do BeFly Minascentro, Ana Cristina Campos, os eventos da área de saúde são importantes por promoverem as inovações, troca de conhecimentos e debates sobre os rumos das especialidades, contribuindo para a capacitação de profissionais e para o desenvolvimento da saúde a nível internacional. Mas também são fundamentais para movimentar a agenda do espaço e o turismo de negócios em Belo Horizonte. 

Com estrutura que atende bem aos organizadores dos congressos, a expectativa é que em 2025 o número de congressos seja ainda maior.

“Para o próximo ano, já temos cinco grandes congressos confirmados. Para nós, é uma alegria poder receber, com toda a infraestrutura necessária, eventos tão importantes. Além de contribuir para o desenvolvimento de cada área de interesse em vieses múltiplos, essas agendas firmam a capital mineira no mapa do turismo de negócios como um de seus principais polos”, destacou.

A demanda crescente pelo espaço incentiva investimentos na infraestrutura do BeFly Minascentro. “Continuamos firmes em nosso propósito de sermos o maior e melhor centro de experiências do Estado. Estamos avançando em projetos de digitalização, melhorias operacionais, nova sinalização interna, maior conforto e mais comodidade aos clientes, produtores, fornecedores e público”, explicou o CEO do Grupo Chevals, Jota Tomás.

Ainda conforme Tomás, o mercado de eventos em Belo Horizonte, assim como no Brasil, ainda passa por um momento de consolidação e recuperação, sendo sensível a fatores exógenos como o cenário econômico, por exemplo. Por isso, o trabalho desenvolvido no centro de eventos vai além da locação em si.

“Promovemos antes e acima de tudo, a integração do ecossistema de eventos e de turismo de Belo Horizonte, atuando como um agente de divulgação da cidade no mercado nacional. Essa integração é cada vez mais importante diante da concorrência de outras capitais e cidades médias em todo o Brasil, que vem se conscientizando do impacto positivo gerado pelo setor de eventos na economia, com geração de empregos diretos e indiretos, atração de negócios, maior ocupação da rede hoteleira, gastronomia, serviços, entre outros”.

Para que Belo Horizonte siga se destacando no turismo de negócios e supere a concorrência com outras cidades, é preciso superar alguns gargalos. “Belo Horizonte ainda tem desafios a serem superados neste cenário, sendo necessário um maior entendimento e atuação em temas como Place Branding e Place Marketing, que são estratégias fundamentais para atrair turistas, eventos e negócios para a cidade”, explicou Tomás.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas