Diário do Comércio e Rede Minas debatem sustentabilidade no Opinião Minas

Discutir a sustentabilidade e jogar luz sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, são os propósitos da primeira temporada do programa Opinião Minas – Diálogos DC, produzido pelo Diário do Comércio em parceria com a Rede Minas.

A série Opinião Minas – Diálogos DC vai ao ar excepcionalmente na segunda-feira (4) às 21h30, de 5 a 8 de novembro, às 20h30, pela Rede Minas. O público também pode acompanhar, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv, na plataforma de streaming Minasplay e nas redes sociais do Diário do Comércio.
Apresentada por Érica Vieira, a série conta com a presença de jornalistas convidados do Diário do Comércio, especialistas, representantes da iniciativa privada, órgãos públicos e sociedade civil. Serão cinco programas especiais, baseados nos eixos do Prêmio José Costa como pano de fundo, para as discussões sobre como os ODS estão sendo disseminados e absorvidos pelos mineiros.
A premiação, realizada pelo Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM 2032), reconhece iniciativas que promovem transformações positivas na sociedade, alinhadas à Agenda 2030. A missão do MM 2032 – do qual a Rede Minas faz parte – é facilitar o alcance das metas da ONU.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Assim, a própria série atende claramente o ODS 17: “Parcerias e meios de implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. O item 17.8 detalha: “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. E o 17.16 orienta: “Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento”.
De acordo com a presidente do Diário do Comércio e coordenadora do Movimento Minas 2032, Adriana Muls, a parceria entre o Diário do Comércio e a Rede Minas potencializa o debate sobre sustentabilidade em Minas e leva as experiências aqui já realizadas para o mundo.
“Estamos inaugurando essa parceria que, na verdade, tem como objetivo traduzir essa agenda para as nossas audiências. Vamos falar da agenda para que possamos avançar e cumprir as 169 metas. Precisamos que a sociedade entenda o que são os ODS e como é que eles estão internalizados no dia a dia. Essa é uma oportunidade de, juntos, fazermos essa sensibilização”.
Para o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) – que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência -, Gustavo Mendicino, levar a sustentabilidade e os ODS para o dia a dia das pessoas é uma obrigação do jornalismo profissional e responsável.

“A ONU faz um apelo importante à sociedade com iniciativas que buscam melhorar setores que vão da economia ao meio ambiente. Essas práticas merecem ser abraçadas pela população, iniciativa privada e poder público. Destrinchar as ações e torná-las claras para esses setores é papel da imprensa. Para isso, a Empresa Mineira de Comunicação, representada pela Rede Minas, está junto com o Diário do Comércio nesta missão”, afirma Mendicino.
No programa de estreia o assunto é “Qualidade da Cidadania, da Democracia, de vida e bem-estar”. A presidente do Diário do Comércio e coordenadora do Movimento Minas 2032, Adriana Muls, o diretor do Instituto Orior e co-coordenador da Visão 2030 dos ODS da ONU, Raimundo Soares, e a deputada Célia Xacriabá vão falar sobre a importância da mobilização social e analisar a relevância de Minas Gerais para o cumprimento dessa agenda e como está a articulação dos três setores.
A série conta com mais quatro episódios que serão exibidos nos dias subsequentes:
- Dia 5, episódio 2 – Qualidade Ambiental
- Dia 6, episódio 3 – Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica
- Dia 7, episódio 4 – Qualidade da Cultura e Educação
- Dia 8, episódio 5 – Geração e Distribuição de Riquezas e produção responsável e competitividade
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; Vivo 508; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina.
Ouça a rádio de Minas