Negócios

Livro ‘Crer para ver’ propõe a fé como base para a tomada de decisão

Livro “Crer para ver” tem como foco principal trabalhar o desenvolvimento pessoal, profissional e, efetivamente, a espiritualidade das pessoas
Livro ‘Crer para ver’ propõe a fé como base para a tomada de decisão

Segundo livro do consultor Valvimar Bastos, “Crer para ver – a melhor forma de prever o futuro é criá-lo”, sugere a fé como ferramenta para construção de futuro baseado em autodeterminação e planejamento na tomada de decisão.

A obra tem como foco principal trabalhar o desenvolvimento pessoal, profissional e efetivamente a espiritualidade das pessoas. O texto propõe uma leitura direcionada e bem específica para fortalecer a necessidade de uma vida pautada por princípios e valores que não devem ser negociados ou esquecidos, com uma abordagem prática, direta e objetiva.

“O livro veio com uma visão clara de mudar a perspectiva das pessoas sobre a ousadia e construção do futuro. Empreender é algo muito desafiador e nem sempre a pessoa vai ter todas as respostas previamente, ela terá que dar passos e medir os resultados enquanto caminha. Quando a gente age com ousadia, determinação, persistência e se prepara para isso, temos condições de chegar ao futuro que sonhou. Por isso busquei a frase do presidente norte-americano, Abraham Lincoln: ‘A melhor forma de prever o futuro é criá-lo’”, explica Bastos.

Com lançamento marcado para 14 de dezembro, no auditório do Centro Universitário Newton Paiva, no bairro Nova Granada (região Oeste), o livro terá a versão digital lançada no início de 2025. A pré-venda estará disponível no site da Editora Parimpar, ainda em novembro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De certa forma, o livro é resultado da própria experiência do autor que, em 2020, durante o período mais duro da pandemia de Covid-19, teve coragem de deixar um emprego onde era bem-sucedido para se tornar empreendedor e abrir a própria empresa, a Mais Foco Desenvolvimento Estratégico, sediada em Belo Horizonte.

“Vivíamos em um cenário inóspito, mas eu tinha uma ideia do futuro que eu queria como empresário. Me preparei e, depois de um ano, o futuro apareceu e foi ficando mais visível. Hoje estamos no mercado com mais de 50 clientes e atuando em seis estados. Tudo aconteceu colocando a fé primeiro na hora da decisão, antes de ver o chão. Fé e coragem. A gente tem que ter ação, está na nossa mão o poder da escolha e a capacidade de trabalho. A fé tem que ser materializada em coragem para agir”, pontua.

“Crer para ver” é uma espécie de continuação e aprofundamento do primeiro livro do autor, “O poder da decisão”, lançado em 2022. O propósito da obra é ajudar as pessoas que têm dificuldade para tomar decisões a respeito da carreira e os empreendedores que têm medo de assumir riscos. Ela mostra que, por meio de autoconhecimento, estratégia, metodologias e, mantendo por perto as pessoas certas, é possível fazer desse processo algo leve e assertivo”.

Três pilares são listados como fundamentais para uma tomada de decisão bem realizada: visão clara, que diz respeito em que fase a empresa está e onde quer chegar. Quais são os objetivos e metas no curto, médio e longo prazos. O segundo pilar é ter uma fé inabalável, que significa onde o gestor coloca a sua esperança, possibilitando uma decisão com pouco medo. Lembrando que esse é um sentimento necessário, mas tem que ser menor que a coragem. E, por fim, ter as pessoas certas ao lado, avaliando constantemente o nível dos relacionamentos.

“O atual é quase um desdobramento do primeiro. ‘O poder da decisão’ é muito voltado para estimular a leitura e a tomada de decisões de forma prudente. ‘Crer para ver’ mostra a importância de tomar decisões com fé e coragem. A expectativa é que o terceiro complete o assunto, falando sobre o cumprimento das promessas de fé”, afirma o autor.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas