Startup Licitei simplifica licitações para pequenas e médias empresas

A Licitei, startup de base tecnológica focada no processo de simplificação de licitações, captou, recentemente, R$ 3,5 milhões, valor que foi direcionado para o desenvolvimento de tecnologias. Fundada em 2020, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a startup é um ecossistema de licitação que conecta empresas de serviços e fornecedores de produtos aos governos, facilitando, assim, as vendas. A plataforma, lançada há menos um ano, já conta com 253 empresas ativas.
De acordo com o diretor de marketing da Licitei, Iuri Mendonça, a plataforma é voltada para pequenas e médias empresas que querem vender os produtos e serviços para os governos, seja estadual, municipal ou federal.

“Dentro da nossa plataforma, as empresas conseguem fazer todo o necessário para vender para o governo. Desde pesquisar oportunidades em todo o País ou em uma região específica, até gerar propostas e declarações automáticas. São mais de 12 filtros diferentes e com ferramentas que facilitam o entendimento de todo o processo”.
Ainda conforme Mendonça, a Licitei captou R$ 3,5 milhões para investimentos e tecnologias que facilitem a participação dos empresários no processo de licitação. Como o público alvo da Licitei são as pequenas e médias empresas, a plataforma conta com Inteligência Artificial (IA) que consegue conversar com os editais, facilitando, assim, o entendimento dos textos jurídicos e permitindo que as pessoas acessem as oportunidades. Há ainda um robô de lances, onde o empresário interessado seleciona um preço mínimo e a ferramenta faz os lances nos pregões.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Um dos nossos pilares é a simplicidade para licitar. Com isso, buscamos, principalmente, pessoas que licitam e também as que nunca licitaram para fazerem parte desse mercado que corresponde a apenas 3% das empresas brasileiras”, explicou.
Licitei conta com 253 empresas ativas e tendência é de crescimento
Integrante da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Licitei conta, hoje, com 253 empresas ativas, distribuídas em várias regiões do País, sendo Minas Gerais um dos destaques.
A tendência é que o crescimento do número de empresas ativas na Licitei seja contínuo. A alta será estimulada tanto pelas boas oportunidades das empresas passarem a fornecer produtos para o governo, quanto pelo trabalho também desenvolvido pela startup na conscientização dos empresários em relação às oportunidades e a facilidade para participar das licitações através da plataforma.
“O número de empresas ativas é crescente. Muitas empresas não sabem que é possível vender para o governo e a Licitei é uma forma destes empresários conhecerem e atuarem no setor. Ainda existe uma ideia de que o processo é burocrático, que tem que se corromper para participar. Mas, depois que o empresário ingressa na plataforma e consegue participar do processo, ele vê que é interessante. Isso é bom tanto para as empresas – que conseguem novas fontes de rendas – quanto para as cidades, uma vez que estimula a participação de empresas locais”.
Projetos futuros
As expectativas futuras são positivas. A ideia é ampliar a base de clientes e criar mais ferramentas que facilitem os processos e agreguem mais recursos à plataforma. “Nosso objetivo é conseguir automatizar ainda mais esse mundo que antes da Licitei era tão burocrático”.
Com o trabalho desenvolvido, a Licitei está participando da premiação Startup Awards 2024, considerado o Oscar das Startups. A empresa concorre como Startup Revelação. Ao todo, são 36 startups de diferentes segmentos e regiões do Brasil participando. Serão 15 vencedores, entre indivíduos e empresas, em diferentes categorias.
“Além de ser um reconhecimento do nosso trabalho, participar do Startup Awards 2024 é um potenciador tanto para a nossa cidade de Juiz de Fora, bem como para Minas Gerais, mostrando que o Estado sempre foi um celeiro de boas ações, de liberdade e acima de tudo, de boas ideias para todo o Brasil”.
Ouça a rádio de Minas