Negócios

Conexão #DoaMG 2024 fomenta cultura da doação em Minas Gerais

Neste ano, a iniciativa contou com três eixos estratégicos: Mobilização, Empoderamento e Ação, com pautas de interesse geral e foco no público empresarial
Conexão #DoaMG 2024 fomenta cultura da doação em Minas Gerais
A presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, integrou o painel “Liderança transformadora: como inspirar e engajar equipes para resultados excepcionais” | Crédito: Diário do Comércio / Isa Cunha

A terceira edição do Conexão #DoaMG 2024, que faz parte da agenda global do Giving Tuesday e do Dia de Doar no Brasil, aconteceu na sexta-feira (29), na unidade Belo Horizonte da Fundação Dom Cabral (FDC). Realizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig) e pela empresa Bliiv, o encontro teve como tema “Conectar para Transformar”.

Com o objetivo de criar um ambiente de colaboração, troca de ideias e fortalecimento do terceiro setor e fomentar a cultura da doação no Estado, o #DoaMG 2024 contou com três eixos estratégicos: Mobilização, Empoderamento e Ação. Quem explica é a superintendente da Fundamig, Julia Caldas.

“Essa é a terceira edição do Conexão, que vem dobrando o número de participantes a cada ano. Ganhamos participantes de fora de Minas pela primeira vez. O objetivo sempre foi conectar o setor produtivo com o terceiro setor. Esse ano, trouxemos mais pautas de interesse geral e com mais foco no público empresarial. Estreamos também programações paralelas com a mesma finalidade, como o Speed Networking, em que as pessoas se inscreveram para conversar com especialistas do terceiro setor e empresas privadas participaram para dizer para as organizações como conseguir novos parceiros”, explicou Julia Caldas.

A área de exposição “Impacta Expo” foi projetada para conectar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e empresas participantes, promovendo colaborações significativas e destacando iniciativas inovadoras.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Lá estava, entre outras instituições, o Sistema Divina Providência (SDP). Atuando em Belo Horizonte e Região Metropolitana há mais de 50 anos, o SDP está entre as maiores instituições do terceiro setor em Minas Gerais, com 17 obras, cinco programas, cinco serviços sociais e 21 projetos, que atendem crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Segundo a superintendente geral do SDP, Dolores Bertila, o propósito do terceiro setor é a felicidade coletiva. A executiva também participou do painel “Liderança transformadora: como inspirar e engajar equipes para resultados excepcionais”.

“Toda liderança precisa ser inquieta. Todo dia tem uma novidade para ser transformada em coisa boa. Digo que tenho cinco minutos para cada problema. O líder precisa se achar no meio da sua turma e levantar com vontade de trabalhar.  Estar neste evento é uma grande oportunidade de partilhar conhecimentos, conhecer pessoas que querem trabalhar em prol de um futuro melhor para todos. As desigualdades existem e o nosso papel é buscar uma vida melhor para todos”, pontuou Dolores Bertila.

Para o co-organizador do #DoaMG, Rodrigo Franzot, o evento tem, entre outras, a missão de modificar a cultura de doação no Brasil, ainda muito atrelada ao assistencialismo e a uma visão de uma relação unilateral, onde um só dá e outro só recebe.

“Esse evento acontece para as organizações sociais se preparem para o Dia do Doar, em 3 de dezembro. E, desde o início, o nosso objetivo é ajudar as organizações a encontrarem soluções para diminuir a dependência de questões externas e aprenderem a ter gestão e, principalmente, conectar o setor produtivo ao terceiro setor. Essa união faz bem para as organizações e para os negócios”, destacou Franzot.

Conexão #DoaMG 2024
Nesta edição, evento contou com programações paralelas em vistas de conectar o setor produtivo com o terceiro setor | Crédito: Diário do Comércio / Isa Cunha

Também no painel sobre liderança, o presidente do Minas Voluntários, Rodrigo Starling, falou sobre o valor da diversidade presente no evento e na oportunidade de debater a construção de uma liderança que deixa o papel de grande protagonista e se propõe a construir um mundo melhor em coletividade.

“Nesse evento trocamos muitas ideias, as conexões feitas entre pessoas de áreas e experiências tão diferentes é muito enriquecedora. No painel, extremamente interessante, deixou muitos insights para cada um fazer mais e melhor. É um orgulho participar desse evento e dizer que Minas Gerais está na vanguarda mais uma vez de transformações sociais. É importante que as lideranças assumam esse papel de protagonistas que sabem que crescer, multiplicar e transformar é, principalmente, doar e dividir.

O casal Iara e Eduardo Xavier, criadores do perfil “Caçadores de bons exemplos”, proferiram a palestra “Para fazer o bem é preciso ser perfeito”? Eles colecionam histórias emocionantes e ideias inovadoras e tudo começou em Minas Gerais.

“É um prazer estar nesse evento que é de conexão. Em Minas têm muitos bons exemplos. Somos mineiros e começamos aqui, em 2011. O primeiro projeto foi o Centro Popular em Cultura e Desenvolvimento (CPCD), do Tião Rocha (em Curvelo, na região Central do Estado). Foi a primeira luz que nos mostrou que estávamos no caminho certo”, relembrou Iara Xavier

Diário do Comércio apoia cultura da doação e participa ativamente do Conexão #DoaMG 2024

Participante do painel “Liderança transformadora: como inspirar e engajar equipes para resultados excepcionais”, a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, levou a perspectiva de uma empresa que completou 92 anos no mercado de Comunicação de Minas Gerais e de um setor que vive uma intensa transformação tecnológica e de posicionamento em todo o mundo.

Para ela, o sentido do propósito – palavra que, por vezes, parece desgastada, é gerar valor. Isso, porém, exige calma e capacidade de escuta para a construção de um futuro que atenda às necessidades de todos.

“A importância desse evento está no nome: conexão. Mas o que significa isso? Conectar é se abrir para conhecer outras iniciativas, setores, histórias e aprender com elas. São outras histórias que complementam o nosso saber e, assim, podemos devolver de uma forma mais ampla. A gente se abrir para ouvir o outro. Ainda não entendemos as urgências de se pensar e construir o futuro. Todos coletivamente buscando soluções”, destacou Adriana Muls.

O Diário do Comércio recebeu durante o evento o selo “Empresa Solidária”. A campanha Selo Empresa Solidária é uma iniciativa que visa conectar empresas e empresários unidos pelo impacto social. Ao aderir à campanha as empresas recebem o selo físico e digital, apoiam causas sociais e mostram ao mundo que se importam com um futuro melhor.

E, ao fim do evento, o veículo também recebeu o Prêmio Notáveis na categoria “Voz da Solidariedade”. A honraria é uma celebração ao poder transformador da generosidade e da dedicação ao bem comum. Com o lema “Legado que transforma”, o Notáveis homenageia aqueles que, com suas ações, e compromisso, criam um impacto duradouro e positivo.

A participação do Diário do Comércio no Conexão #DoaMG 2024 se alinha ao propósito do Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global. O Movimento, criado em 20217,do qual a Fundamig é uma das mais antigas participantes, é liderado pelo Diário do Comércio e tem como guia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2015.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas