Mineira Blip capta US$ 60 milhões para expansão internacional

A Blip, plataforma de Inteligência Artificial (IA) conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais, anunciou a captação de US$ 60 milhões, liderada pelo SoftBank, com participação da Microsoft. Os fundos levantados serão usados para acelerar a expansão internacional da Blip e continuar o desenvolvimento de novos produtos, especialmente os que utilizam IA.
Conforme o CEO e cofundador da Blip, Roberto Oliveira, a captação dos US$ 60 milhões foi a terceira rodada de investimentos da startup. Em 2020, na primeira rodada, houve um aporte de US$100 milhões do Warburg Pincus, na época, o maior Série A da história de investimentos do Brasil. Em 2022, também do Warburg Pincus, houve a captação de US$ 70 milhões.
“Agora, em 2024, levantamos US$ 60 milhões em uma rodada Série C, liderada pelo SoftBank, com participação da Microsoft. A Blip já possui acesso aos recursos. O foco do investimento é acelerar a expansão internacional da Blip e continuar o desenvolvimento de novos produtos. Por ora, a Blip não tangibilizou o retorno do aporte, por ser muito recente. Mas o que podemos afirmar é que ele irá nos ajudar a fortalecer a presença internacional da Blip”, explicou Oliveira.
Com o aporte, a Blip, cuja sede é em Belo Horizonte, busca fortalecer a presença nas regiões de atuação e explorar novos mercados, como os Estados Unidos. Hoje, a startup possui escritórios no Brasil, México e Espanha e atende clientes em mais de 32 países como na Inglaterra, Colômbia, Chile, Portugal, entre outros.
“Em 2025, pretendemos acelerar nossa internacionalização, que ganhou mais força no final de 2023 com a aquisição da GUS no México e Europa. Agora vamos olhar para outras regiões também. Além disso, devemos continuar a estratégia de aquisição de outras empresas. Temos uma visão de continuar evoluindo a nossa solução, principalmente, com a geração de demanda em anúncios e no segmento de fintech”, conta.
Além da aquisição da empresa mexicana do setor conversacional GUS, em 2022 a startup adquiriu a Stilingue, plataforma que utiliza inteligência artificial para o monitoramento de conversas em canais digitais.
Ainda conforme Oliveira, a Blip é uma plataforma de inteligência conversacional que promove conversas e experiências entre marcas e consumidores em aplicativos de mensagens. Entre os apps estão o WhatsApp, Instagram, RCS, Messenger, Apple e outros. Oferecendo uma solução de fácil uso e rápida de escalar, a tecnologia ajuda as marcas em qualquer processo na jornada do cliente – descoberta, marketing, engajamento, vendas, atendimento ao cliente – aproveitando tecnologias de IA e apps de mensagens.
“Com a automação, é possível atender um grande número de clientes simultaneamente, sem comprometer a qualidade do atendimento. Além disso, é possível fornecer dados e informações sobre as interações com os consumidores. Assim, as marcas obtêm uma melhora na satisfação de seus clientes, os custos são reduzidos e a produtividade aumenta”, observa.
Em um balanço parcial de 2024, Oliveira explica que até outubro foram mais de 36 bilhões de mensagens trafegadas nos contatos inteligentes. Houve a criação de mais de 105 mil bots e mais de 169 milhões de usuários únicos. A startup tem mais de 4 mil empresas como clientes, entre elas estão, por exemplo, a Dell, General Motors (GM), Itaú Unibanco, Stellantis, Claro, entre outras.
Ouça a rádio de Minas