Mantiqueira e JBS: sociedade acelera expansão da marca para os Estados Unidos

Após a venda de 50% da empresa para a multinacional JBS, a Mantiqueira Brasil planeja acelerar a comercialização internacional de ovos e derivados, iniciando a atuação nos Estados Unidos (USA). A empresa de origem mineira, da cidade de Itanhandu, no Sul de Minas, estuda possibilidades em solo americano que envolvem produção local e parceria com empresas regionais.
O atual CEO, Murilo Pinto, foi designado para ser presidente da operação e será transferido para os Estados Unidos para liderar o projeto. A sociedade é encarada como uma união de sinergias entre as marcas, capaz de proporcionar benefícios como a internacionalização de produtos e a compra de insumos em comum.
De acordo com diretor de marketing e inovação da Mantiqueira, André Carvalho, a força global da JBS viabilizará conhecimento para a expansão da empresa no Brasil, nos Estados Unidos e nos demais países em que atua, como Chile, Japão e Emirados Árabes. “O que a gente tem definido é a criação da “Mantiqueira USA”. Só de avaliarmos as oportunidades no Brasil e no mercado americano, temos muito trabalho e oportunidade de crescimento para a empresa”, pontua.

A marca, que hoje possui aproximadamente 10% do marketshare nacional, busca construir caminhos para se tornar uma das maiores em produção e comercialização de ovos do mundo. “Estamos sempre atentos às oportunidades de expansão, tanto geográficas quanto de produtos derivados. Queremos ser a melhor e mais inovadora empresa de ovos do mundo. Isso é o que vamos construir com mais velocidade a partir da entrada da JBS”, afirma Carvalho.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além da produção de ovos a partir das marcas Mantiqueira, Happy Eggs e Fazenda da Toca, a empresa também cresce no fornecimento de derivados, como clara de ovo e gema líquida, voltada para indústria de massas e panificação. Hoje, os subprodutos já representam 10% do faturamento total do negócio e são uma das principais apostas para o futuro.
No Brasil, a sociedade entre Mantiqueira e JBS, a médio e longo prazos, também poderá beneficiar o mercado local. Para o diretor, à medida em que a sociedade for ganhando espaço e crescendo em unidades de produção, o mercado caminhará para uma maior profissionalização no segmento de ovos. “Ainda temos um mercado extremamente fragmentado. Com a expansão do nosso alto nível de produção e automação, levaremos maior segurança para os consumidores”, ressalta.
Acordo não afetará preços dos ovos no Brasil
Em relação aos preços, o executivo garante que a sociedade com a JBS não impactará o custo dos ovos da marca no Brasil. A precificação segue concentrada no preço do milho, no alojamento das aves e no custo da carne – que quando aumenta, também amplia a procura por ovos.
Ao analisar o atual cenário, André Carvalho destaca que os custos elevados do milho e o crescimento per capita de consumo dos ovos, impulsionado pelo aumento no custo da carne, podem deixar os valores mais elevados do que o ano passado. Para 2025, a expectativa é de aumento de 3,5% em todo o setor.
Além da comercialização tradicional, o e-commerce é apontado como um dos canais de venda que mais crescem na Mantiqueira. Com atuação nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o serviço avança, em média, 30% ao ano.
Ao todo, a marca conta com 12 mil pessoas que recebem ovos semanalmente e quinzenalmente em suas respectivas residências. “A Mantiqueira resolve uma ‘dor do consumidor’ relacionada à compra dos ovos, que exigem cuidado total no deslocamento do comércio até às residências”, explica Carvalho.
Para 2025, o futuro do e-commerce da marca passa pela consolidação nas cidades onde atua, além da análise de potenciais municípios a serem atendidos. “Belo Horizonte é uma cidade que avaliamos para expansão do e-commerce, mas ainda não há definição”, completa o executivo.
Sociedade Mantiqueira x JBS
Anunciada na última segunda-feira (27), a sociedade entre Mantiqueira e JBS marca o ingresso da multinacional no segmento de ovos. O negócio foi concretizado com aportes de R$ 1,9 bilhão.
A partir do investimento, a multinacional terá o controle compartilhado da Mantiqueira com o sócio-fundador, Leandro Pinto. Em nota, a JBS informa que “este acordo representará o ingresso no setor de ovos e reforça sua plataforma global diversificada por geografias e por proteínas, que têm permitido à companhia continuar crescendo com resultados sólidos”.
Atualmente, a JBS já atua em bovinos, frangos, suínos, aquacultura (salmão) e
proteínas alternativas (plant-based e cultivada).
Ouça a rádio de Minas