Mais da metade dos pequenos negócios mineiros tem planos de investimento para 2025

Mais da metade dos empreendedores de pequenos negócios do Estado (53%) planeja investir este ano, é o que mostra a pesquisa “Expectativas de Investimentos em 2025 dos Pequenos Negócios de Minas Gerais”, divulgada, na quinta-feira (13), pelo Sebrae Minas. No levantamento do ano anterior, o total era de 54%.
Para a analista do Sebrae Minas Izabella Diniz Siqueira, o resultado mostra um cenário de relativo otimismo para o setor. “É importante investir para se manter competitivo no mercado, se destacar perante a concorrência e conseguir mais clientes. Mas isso não significa que o empreendedor tenha que gastar muito, dependendo do que ele pretende fazer”, observa. Ela acrescenta que há cursos e ferramentas gratuitas ou com custo baixo disponíveis no mercado.
Entre os principais focos de investimento, segundo o levantamento do Sebrae Minas, a melhoria de produtos e serviços lidera, sendo mencionado por 37% dos entrevistados. Em seguida, se destaca o fortalecimento das estratégias comerciais e de marketing, com 24% das menções, indicando a busca por novos clientes e maior presença no mercado.
Além disso, outros 14% dos empreendedores devem apostar na tecnologia e na modernização da gestão, fatores cruciais, segundo a analista, para aumentar a eficiência operacional e a competitividade. Também foram considerados investimentos em estrutura física e filiais (12%), finanças (11%), logística (10%) e recursos humanos (6%).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Izabella Siqueira ressalta que 2025 se apresenta como um período de desafios, mas também de oportunidades para quem souber equilibrar prudência e estratégia. “O crescimento dos pequenos negócios dependerá da habilidade de cada empresa em tomar decisões ágeis, acompanhar as mudanças do mercado e identificar oportunidades que fortaleçam sua posição competitiva a longo prazo”, frisa. A analista aconselha que os empreendedores busquem informações e planejem os investimentos com antecedência.
Quando o assunto é o desempenho dos negócios, a diversificação e a inovação de produtos e serviços foram destacadas pelos empresários como a principal estratégia de crescimento (30%), seguidas por investimentos em novos equipamentos gerenciais (21%) e ferramentas gerenciais (19%).
A capacitação de funcionários (18%) também se destaca na pesquisa, evidenciando a preocupação dos empreendedores em qualificar suas equipes. Outras medidas incluem aquisição de software (13%), ampliação do espaço físico (13%), desenvolvimento de habilidades de liderança (13%) e contratação de novos funcionários (11%).
A pesquisa “Expectativas de Investimentos em 2025 dos Pequenos Negócios de Minas Gerais” do Sebrae Minas foi realizada em janeiro de 2025, com 601 pequenos negócios de Minas Gerais. O objetivo, conforme a entidade, foi revelar as intenções de realização de expansões ou melhorias nos negócios durante o ano. Os dados foram coletados entre os dias 2 e 21 de janeiro. O estudo tem margem de erro de até cinco pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.
Ouça a rádio de Minas