Mercadão dos Óculos cresce com franquias em cidades pequenas

Fundada em São José do Rio Preto (SP) em 2012, a franquias de óticas Mercadão dos Óculos tem cerca de 750 unidades, sendo 32 em Minas Gerais. O plano de expansão, que tem início com a abertura de mais uma unidade em Belo Horizonte, em março, no bairro Glória (região Noroeste), tem como objetivo crescer esse número entre 10% e 12% em 2025.
De acordo com o diretor de operações, Fábio Nadruz, além da Capital, onde ele enxerga, pelo menos, mais oito oportunidades, é no interior de Minas onde está o maior foco da rede de franquias, especialmente no Norte de Minas.
As cidades de Pará de Minas e Arcos, na região Centro-Oeste; Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); e Salinas, no Norte de Minas, têm inaugurações previstas para abril.
Com o modelo Super Fit, voltado para cidades com menos de 15 mil habitantes, e investimento de R$ 170 mil, a Mercadão dos Óculos busca novos empreendedores e também admite a conversão de bandeira para franquia.
“Minas Gerais é um estado estratégico para nós. Temos diferentes modelos de franquia que atendem diferentes perfis de cidades e, entre eles, o Super Fit se adequa bem a um perfil comum no Estado e no qual as cidades são mal atendidas pelas óticas. Com o nosso modelo de franquias, o empreendedor tem um patamar de investimento acessível e os consumidores têm acesso a um grande volume de modelos de óculos e lentes de qualidade a um preço acessível”, explica Nadruz.
Os demais modelos de negócios são: Fit, para cidades com até 30 mil habitantes e investimento de R$ 210 mil; e o Tradicional, para municípios de médio e grande portes e investimento a partir de R$ 250 mil.
Os planos da Mercadão dos Óculos estão em linha com os números do setor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas faz parte, subiu 16,5%, em 2024 na comparação com 2023, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.
O mais recente investimento em tecnologia do Mercadão dos Óculos está em fase de testes: um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval). A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa.
“O cliente está cada vez mais exigente no ponto de venda. Ele quer comprar perto de casa ou do trabalho – por isso preferimos as lojas de rua – e começa a aproveitar o melhor dos mundos online e off-line. Isso se reflete também na conversão de bandeira, que leva profissionalização e melhores condições de negociação com fornecedores para óticas independentes e empresas familiares que estão, principalmente, no interior”, pontua.
Além da expansão no Brasil, a rede iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma na capital, Lisboa. Para ser um franqueado da Mercadão dos Óculos no país europeu, o investimento parte de € 70 mil (R$ 420 mil), incluindo a taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. O objetivo é chegar a 10 franquias no país europeu até o final de 2025.
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