Feira em BH deve movimentar R$ 15 mi

A Serraria Souza Pinto, localizada no centro de Belo Horizonte, será a sede da 31° Franchising Fair – Feira Nacional de Franquias, que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto. Com um investimento de R$ 350 mil – cerca de 20% a mais do que o investido no ano passado – a expectativa é que a feira cresça tanto em número de marcas participantes quanto em público visitante e geração de negócios. De acordo com o diretor-geral da feira, Ademar Pahl, o evento deve gerar R$ 15 milhões em negócios, o que significa um crescimento de 50% em relação à última edição.
A feira é realizada pela Relance Feiras e Eventos em diversas capitais do País, sendo Belo Horizonte a principal praça para o evento, segundo Pahl. De acordo com ele, cerca de 80 marcas franqueadoras já estão inscritas para participarem desta edição, sendo que desse total cerca de dez marcas são mineiras. As demais são de diversos outros estados e que têm interesse em expandir para Minas Gerais. Entre as marcas mais conhecidas que participarão do evento estão Claro, Spoleto, Domino’s, Todeschini e Fisk.
“O número de marcas participantes já é bem maior que o do ano passado, quando tivemos cerca de 50. Além disso, estamos trazendo marcas renomadas no País e um leque de opções que vão desde franquias com investimento inicial bem baixo até aquelas que exigem investimento mais alto”, diz. O diretor destaca que, nos últimos 30 anos, a feira conquistou seu lugar como um dos principais eventos do setor na cidade e, por isso, trata-se de uma “vitrine de oportunidades”.
O diretor explica que a feira é destinada tanto ao público que tem interesse em conhecer mais o setor e também em comprar franquias, como para empresários que têm negócios tradicionais e querem transformá-los em franquias. Além da exposição de marcas franqueadoras, consultorias e formatadoras, o evento também conta com três palestras por dia sobre diferentes assuntos do franchising. Entre os temas das palestras estão “como escolher a franquia certa”, “oportunidades do mercado” e “como franquear seu negócio”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A expectativa é que o evento atraia cerca de 5 mil visitantes, o que significa crescimento em relação à 30ª edição que reuniu cerca de 3 mil pessoas. Pahl explica que a expectativa para tanto crescimento tem a ver com o maior investimento em marketing, com o maior número de marcas participantes, mas também com a resposta do mercado que tem sido mais positiva este ano.
“Apesar dos reflexos da crise econômica e do período eleitoral, o clima é de otimismo. Na crise as pessoas preferem investir em negócios mais seguros, como as franquias. Além disso, há um número expressivo de franquias de outros estados interessadas em expandir em Minas Gerais”, afirma. Justamente por causa desse otimismo é que o diretor está esperando um resultado 50% maior em negócios gerados a partir da feira. A meta é chegar a um faturamento de R$ 15 milhões.
Leia também:
Empresas estimam bons resultados
Redes do segmento de beleza apostam em Minas
Setor – As boas perspectivas do diretor são amparadas pelos números do setor de franchising, que destoam de outros segmentos por serem muito mais positivos mesmo em tempos de crise. Segundo a Associação Brasileira de Franchising em Minas Gerais, em 2017 o segmento no Estado faturou R$ 1,210 bilhão e a meta para 2018 é que esse número salte para R$1,226 bilhão.
Ouça a rádio de Minas