Diário do Comércio amplia debate e promove ações pelo desenvolvimento sustentável de Minas Gerais

A articulação e o entrosamento de diversos atores da sociedade não só facilitam o entendimento dos reais problemas da população como também contribuem para que, juntos, encontrem soluções. É com este propósito de difusão do conhecimento e troca de informações que o Diário do Comércio desenvolve um conteúdo propositivo em Minas Gerais, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os 17 ODS, estabelecidos em 2015, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), orientam o Movimento Minas 2032 (MM2032), que foi criado em 2017 pelo jornal Diário do Comércio e Instituto Orior.
Conforme explica a jornalista e presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls, em vez de simplesmente reportar problemas, o jornal e seus parceiros buscam apresentar soluções para os desafios enfrentados por Minas Gerais, por meio de práticas inovadoras e sustentáveis.

Segundo ela, a reportagem é usada como argumento e espaço de proposição de soluções e, por isso, a articulação no MM2032 envolve uma estratégia editorial que tem como suporte sua rede de especialistas, de empresas, governos e entidades sociais. “Eles colaboram para definir as prioridades para Minas e essas ações viram conteúdos para nossos diversos canais”, explica.
Deste modo, o jornal foca em um processo colaborativo, por meio do qual são discutidos temas cruciais para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. “Essa articulação é fundamental para garantir que os conteúdos sejam alinhados com as necessidades reais da sociedade e das empresas, e não apenas com o desejo de gerar conteúdo”, esclarece.
Compromisso: incentivar debates construtivos e compartilhar exemplos inspiradores
O jornalismo propositivo se preocupa em incentivar debates construtivos, apresentar exemplos inspiradores e gerar ações concretas que possam transformar a realidade do Estado. Na opinião de Adriana Muls, fazer este tipo de jornalismo é uma forma de o Diário do Comércio cumprir seu compromisso com o Estado, além da notícia.
“O DC é agente transformador e, como facilitador do desenvolvimento de Minas Gerais, adota essa abordagem para colaborar com soluções de problemas enfrentados pelo Estado, por meio de iniciativas inovadoras que podem trazer progresso”, destaca.
Além disso, ao promover um movimento como o MM2032, o Diário do Comércio se coloca, na visão da presidente, como um veículo de comunicação que não só informa, mas também colabora ativamente para a construção de um futuro melhor para a comunidade. Com a ação, a empresa de comunicação fortalece a sua marca e a sua relevância no cenário local e nacional a partir do momento que a transformação e a sustentabilidade permeiam as pautas do jornal.
Jornalismo propositivo articula rede em busca de soluções
É essa colaboração que o professor de comunicação do UniBH Maurício Guilherme Silva Junior destaca em relação ao jornalismo propositivo. Na visão dele, a prática jornalística de soluções, outro nome dado ao jornalismo propositivo, mapeia realidades, identifica problemas e articula uma rede em busca de soluções.
“Não é mobilizar para arrecadar dinheiro para uma comunidade carente. Não tem nada a ver com isso. O jornalismo propositivo mapeia o problema e articula de modo complexo a possibilidade de aproximar essas teias de ajuda de um território para o outro”, afirma.
Segundo o professor, o jornalismo propositivo pensa em quem está por perto desta comunidade e em possíveis articulações e contribuições. “Universidades? Como a academia pode ajudar? Quais são os recursos? O que o poder público pode fazer ou está fazendo? O jornalismo tradicional denuncia, o propositivo vai além. Ele amplia o debate e articula sujeitos e grupos sociais que possam, de algum modo, ajudar aquela comunidade. O jornalismo vai servir de ponte para ampliar e propor o debate”, observa.
Conteúdo que estimula o leitor a um posicionamento

Ir além é a definição principal dada pelo coordenador de pós-graduação do curso de comunicação e marketing de mídias digitais da Estácio, Juliano Azevedo. “O jornalismo propositivo vai além de apenas mostrar a realidade. Ele traz um conteúdo que leva o leitor a criar um posicionamento”, diz.
O jornalismo propositivo para Azevedo ultrapassa a pauta do dia e alcança o que ele diz ser “o dia seguinte”. Em que uma pauta de crime, por exemplo, o jornalista questiona: por que aquele homem foi morto? Por que naquela região aumentou o número de assassinatos? O que está acontecendo por ali? “O jornalismo propositivo é trazer soluções, reflexões”, afirma.
Como o DC articula o Movimento Minas 2032
Engajada e ciente destes conceitos, Adriana Muls explica como o jornal adota esta postura, na prática. Ela conta que, no Diário do Comércio, o MM2032 é articulado por meio de uma série de estratégias. Sendo elas:
Redação colaborativa: A redação do jornal trabalha de forma colaborativa com diferentes especialistas, líderes empresariais, acadêmicos e gestores públicos para criar conteúdos relevantes e bem fundamentados sobre os temas centrais do movimento.
Criação de conteúdo multiplataforma e parcerias: O Diário do Comércio utiliza suas diversas plataformas de comunicação (site, redes sociais, TV, eventos) para difundir as mensagens e iniciativas do MM2032. Isso inclui a produção de artigos, reportagens e entrevistas com figuras-chave do movimento e fora dele. “Além disso, buscamos parcerias como a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) para propagar essa proposta para outros veículos de comunicação”, diz.
Eventos e debates públicos: O jornal organiza eventos presenciais e on-line, nos quais representantes do MM2032 discutem tópicos importantes relacionados à sustentabilidade, inovação, e transformação digital. “Esses eventos permitem a troca de ideias e o fortalecimento da rede de atores envolvidos”, explica.
Monitoramento e avaliação: O Diário do Comércio também tem um papel importante no acompanhamento das metas e objetivos do MM2032, publicando reportagens de progresso e realizando a avaliação dos impactos das iniciativas.
O jornalismo de propósito tem sido uma das principais ferramentas para o Diário do Comércio contribuir com o desenvolvimento de Minas Gerais, com olhar atento às metas da ONU.
Ouça a rádio de Minas