Economia

Instituto Embelleze amplia atuação em MG

Instituto Embelleze amplia atuação em MG
Eduardo Costa: continuidade no processo de internacionalização da rede e expansão da marca para outros continentes

Com o objetivo de formar profissionais na área de beleza e inseri-los no mercado de trabalho, o Instituto Embelleze (IE) tem ampliado a sua atuação no Brasil e até mesmo fora dele. Só em Minas, são 30 unidades da rede, e o objetivo é chegar às 35 até o fim deste ano. Em BH, a quinta unidade foi inaugurada recentemente no bairro Betânia, região Oeste. O Estado concentra em torno de 15% do faturamento total da marca que, anualmente, gira entre R$ 250 milhões a R$ 270 milhões. Ao todo, são 350 escolas no País e a previsão é inaugurar mais 20 ainda em 2018.

“Queremos promover para os alunos o processo de carreiras. Muitas vezes, não se trata de somente ganhar dinheiro, mas de ter uma nova profissão, um novo direcionamento de vida. E quando ele entra em contato conosco para buscar essa oportunidade após concluir qualquer curso, ele tem este direcionamento, ele vai poder ter um emprego”, explica o gerente de marketing do IE, Eduardo Costa.

Cidades como Ibirité e Poços de Caldas já estão na mira do departamento de expansão. Costa explica que não necessariamente o tamanho da cidade é que determina o resultado do empreendimento.

“Se a gente analisar as franquias mineiras, percebemos que o Estado é importante não só pela visibilidade que dá a marca, mas porque entrega o processo com muita qualidade. Temos cidades que permanecem no topo há muitos anos, como Divinópolis, que tem um faturamento positivo há mais de oito anos, e Juiz de Fora também”, comenta.

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Anualmente o instituto gera 10 mil empregos no País, entre diretos e indiretos. Cadastrados na plataforma da marca, já são 4 mil instrutores, boa parte deles formada pela própria escola e que, além de tocarem os seus próprios negócios, também retornam ao IE para dar aulas.

Para abrir uma franquia, o investimento é de cerca de R$ 250 mil, com prazo de retorno de 18 a 24 meses, apesar de a partir do quarto mês já ser possível mensurar resultados. Seguindo o plano de expansão da empresa, com as novas unidades previstas, a expectativa é aumentar em cerca de 8% o faturamento.

“A nossa missão é transformar vidas. Nos preocupamos muito em gerar oportunidades e não simplesmente vender cursos. Oferecemos um ensino de 360º e temos o viés de trabalhar bastante a carreira profissional do aluno e o empreendedorismo, para que ele saia preparado não só para ganhar dinheiro, mas sabendo gerir o seu negócio”, conclui.

Em 15 anos, o IE formou mais de 2 milhões de alunos. Os cursos mais procurados são o de cabeleireiro e, mais recentemente, o de barbeiro, mas a escola oferece também cursos de design de sobrancelha, maquiagem, depilação, gestão de salão de beleza, especialista em cachos, massagem, biossegurança em salão de beleza, manicure e pedicure.

Internacionalização – Além de cobrir quase todo o território nacional, a marca também já possui duas unidades no Equador, e uma que já está em obra nos Estados Unidos e deve inaugurar também este ano, em localidade próxima a Miami.

“Continuamos avaliando outros continentes para atuação, mas temos grandes oportunidades na própria América Latina, até mesmo por já termos todo o material do IE desenvolvido também em espanhol. Há interesse no México, Colômbia e Argentina, por exemplo, porque vemos grande potencial nestas áreas além de uma proximidade cultural”, conclui o gerente de marketing da rede.

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